O Outlander é um modelo importante para a estratégia global da Mitsubishi. É um SUV médio, categoria bastante explorada nos Estados Unidos e Europa, e dentro da marca é uma opção a quem não quer o Pajero Sport, uma proposta mais robusta e fora-de-estrada. No Brasil, é justamente este espaço que a marca deixou vazio depois que o Outlander saiu de linha em 2022.
O Mitsubishi Outlander volta ao mercado brasileiro como um híbrido plug-in, com tração integral elétrica, em uma faixa de preços acima dos chineses, mas ainda abaixo dos modelos premium, principalmente com esta eletrificação. São duas versões, de R$ 374.990 e R$ 389.990, que se diferenciam por alguns detalhes de acabamento e equipamentos, mas usam o mesmo conjunto PHEV.
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Fonte: Mitsubishi
O Outlander é um dos produtos que nasceu depois da aliança entre Mitsubishi, Renault e Nissan. Nisso, o SUV foi desenvolvido muito sobre o Nissan X-Trail (que inclusive está em testes no Brasil em sua versão ePower), inclusive a plataforma CMF-C/D, dedicada a modelos médios do grupo, e é possível ver alguns componentes, principalmente do interior, compartilhado entre eles.
Apresentado em 2021, este é o Outlander que chega ao Brasil – uma atualização foi apresentada em alguns países, como Estados Unidos, com algumas diferenças, mas ainda não está disponível para nosso mercado. Tem o DNA da Mitsubishi inclusive na dianteira, com as grade acompanhada pelas bordas cromadas e faróis em duas partes, com a superior para as luzes diurnas. Enquanto nas laterais o destaque fica para as linhas limpas e rodas de 20″, a traseira tem lanternas que invadem a tampa, mas sem interligação em LEDs, tão na moda.

Foto de: Mitsubishi

Foto de: Mitsubishi

Foto de: Mitsubishi

Foto de: Mitsubishi
Em medidas, este novo Outlander é pouco maior que seu antecessor, com 4.710 mm de comprimento e 2.706 mm de entre-eixos. Ele quer se diferenciar de outros SUVs da categoria pelos sete lugares, com um porta-malas que varia de 217 litros (sete lugares), 468 litros (cinco lugares) e 756 litros (segunda fileira rebatida), considerando bagagem até as janelas.
O conjunto híbrido plug-in é Mitsubishi. Começamos pelo motor 2.4 aspirado, de ciclo Atkinson, mais eficiente, código 4B12, com 137 cv e 20,9 kgfm, feito e programado para rodar com um sistema eletrificado para auxiliar e, por isso, essa relativa baixa potência. Junto, um motor elétrico no eixo dianteiro (116 cv e 26 kgfm) e outro no eixo traseiro (136 cv e 19,9 kgfm), alimentados por uma bateria de 20 kWh. Em conjunto, o Outlander PHEV tem 252 cv e 45,9 kgfm.

Foto de: Mitsubishi
Por dentro, em nada o novo Outlander lembra seu antecessor. O cuidado com o acabamento aparece nos materiais, principalmente em couro verdadeiro dominando boa parte dos revestimentos, e uma boa escolha de materiais tanto visualmente quanto para o toque onde há a chance disso acontecer. Sim, dá pra reconhecer peças da Nissan, mas ao menos há uma preocupação da Mitsubishi em pontos como o layout de painel, com 12,3″ e multimídia de 9″, este com espelhamento Apple CarPlay sem fio, mas Android Auto ainda precisa do cabo.
Além do nível de acabamento, o Outlander vem equipado com um bom pacote de assistentes de condução, mas vacila por ter apenas o alerta de saída de faixas, não o assistente de centralização para trabalhar com o piloto automático adaptativo. Ainda há alerta de ponto-cego e alerta de colisão com frenagem automática neste pacote ativo, complementado por airbags laterais e de cortina, inclusive para os passageiros traseiros, e de joelhos, central e frontais para os da frente.

Foto de: Mitsubishi
O espaço interno é amplo, mas destaque para o conforto dos bancos. Na versão Signature, há massageador nos dianteiros, além de boa densidade de espumas e tamanho, algo importante – fizemos algumas horas de viagem, inclusive fora-de-estrada, e não chegou a cansar o corpo no percurso. No banco traseiro, bom espaço e ajuste específico de temperatura no ar-condicionado de três zonas. Sistema de som Bose fecha o bom pacote do Outlander.
O sistema híbrido do Outlander PHEV é relativamente simples, distribuindo força entre os motores elétricos e deixando ao 2.4 aspirado a função de recarga ou, em alguns momentos, até tracionar o carro como auxilio ou onde é mais eficiente que gastar bateria, como velocidades mais altas de cruzeiro. Pelo Inmetro, faz 58 km no modo EV, mas pode atuar em modo híbrido, save e recarga, onde o 2.4 alimenta as baterias do Outlander – a recarga é feita em até 3,5 kW em carregadores.

Foto de: Mitsubishi
Primeiro, chama a atenção o conforto a bordo, seja pelos bancos, pelo isolamento acústico e pela suspensão – mas a terceira fileira é dispensável, principalmente para adultos. Tem qualidade de rodar digna do mercado premium, principalmente em modo Hybrid e, mesmo quando o 2.4 entra, é bem suave e silencioso, isolado da cabine. O torque imediato dos motores elétricos ajudam nas saídas, o que é bom em uso urbano, principalmente.
Na estrada, anda bem, mas perde um pouco de desempenho comparado aos motores turbo, por exemplo, já que nessa situação pede mais a combustão que os elétricos, principalmente em retomadas. Se carregado, isso se ampliará e, mesmo com o modo Power, temos um desempenho bom, mas nada que o faça brilhar nas ruas. Seu foco não é necessariamente isso.
Mitsubishi Outlander PHEV 2025 – preços, versões e equipamentos
- Faróis e lanternas em LEDs;
- Teto-solar panorâmico;
- Porta-malas com abertura e fechamento elétricos;
- Interior com acabamento em couro preto ou cinza claro;
- Ar-condicionado de três zonas automático;
- Bancos dianteiros elétricos com memória para o motorista;
- Chave presencial com partida pot botão;
- Painel de instrumentos em tela de 12,3″;
- Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro;
- Tomadas 120V com 1.500W de potência;
- SIstema multimídia com tela de 9″;
- 11 airbags;
- Piloto automático adaptativo;
- Farol-alto automático;
- Frenagem automática de emergência;
- Alerta de ponto-cego;
- Monitor de saída de faixas;
- Câmeras 360;
- Alerta de fadiga do motorista;
- Freio de estacionamento eletrônico com autohold;
- Frenagem de tráfego cruzado traseiro;
- Sensor de lux e chuva.
HPE-S +
- Teto em preto;
- Massageador nos bancos dianteiros;
- Bancos em couro semi-Aniline
- Ajuste de altura da lombar;
- Revestimento interno em preto;
- Cortina retrátil das janelas traseiras;
- Head-Up Display
- Sistema de som Bose.