A Omoda & Jaecoo, uma marca do grupo Chery que opera no Brasil sem relação à CAOA e aposta forte em carros híbridos e elétricos, apresentou um projeto no International User Summit 2025 que visa redefinir o conceito de sustentabilidade: um novo motor de combustão interna capaz de atingir uma eficiência térmica de 48%, uma meta que poucos fabricantes estão alcançando atualmente.
Embora a eletrificação permaneça no centro da estratégia do Grupo, a Omoda & Jaecoo também está analisando a otimização extrema dos motores térmicos, convencida de que o híbrido continua sendo a maneira mais concreta de reduzir o consumo global por muitos anos.
13
Fonte: Fábio Trindade
Meta de 48% é um grande desafio
A meta de eficiência de 48% representa um salto tecnológico considerável em relação à média atual de 38% a 45%. Cada ponto percentual ganho nessa área é equivalente, em termos de resultados práticos, a uma redução de 2,5% no consumo. Deve-se lembrar que a eficiência térmica não afeta apenas o consumo de combustível, mas também contribui diretamente para a redução das emissões de CO2.
A equipe de pesquisa e desenvolvimento do Chery Group na China está trabalhando em inovações radicais, como uma taxa de compressão ultra-alta de 26:1, virabrequins hiperbólicos de ligação tripla, reutilização de 35% dos gases de escape (EGR) e revestimentos avançados de isolamento térmico. Tecnologias que se combinam para reduzir as perdas térmicas e aumentar a eficiência do ciclo de combustível, abrindo caminho para uma nova geração de trens de força híbridos altamente eficientes.

Motores SHS Super Hybrid Omoda & Jaecoo
Foto de: Omoda & Jaecoo
O presente híbrido: 44,5% de eficiência já alcançada
Durante uma reunião de cúpula, a Omoda & Jaecoo também mostrou os resultados concretos alcançados com o atual sistema híbrido SHS (Super Hybrid System). O motor 1.5 TDGI de ciclo Miller, acoplado a dois motores elétricos e a uma caixa de câmbio inteligente DHT, já atinge uma eficiência térmica de 44,5%, com um consumo de combustível de apenas 16,67 km/l.

Motores SHS Super Hybrid Omoda & Jaecoo
Foto de: Omoda & Jaecoo
O sistema é capaz de modular automaticamente os modos de direção, equilibrando o desempenho e o consumo de combustível de acordo com a velocidade e o peso. O conjunto de baterias híbridas resiste ao calor, ao impacto e à imersão e corta a energia em caso de impacto em apenas 2 milissegundos. Ele oferece autonomia puramente elétrica e, graças à função V2L, pode alimentar dispositivos externos de até 3,3 kW.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com