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motores de alto rendimento não perderão desempenho

Quem busca um BMW de alto desempenho, especialmente da divisão M, provavelmente quer duas coisas: motores grandes e que ronquem bastante. No entanto, na era do downsizing e da eletrificação, com regulamentações de emissões mais rigorosas se aproximando em todo o mundo, manter esses motores não tem sido nada fácil. 

Mas mesmo com planos de ampliar sua linha de elétricos e híbridos no futuro a BMW promete que manterá vivo o quanto puder os motores a gasolina durante a próxima década. Quem confirma é o CEO da BMW M, Frank van Meel, que afirmou à revista Autocar, durante o Festival de Velocidade de Goodwood, em West Sussex, Inglaterra, as intenções do fabricante em manter os motores V8 e seis-em-linha após a introdução das novas normas do Euro 7. E o melhor: não perderão potência, pelo menos não de maneira significativa. 

Van Meel explicou:

“Normalmente, em situações de alto desempenho, você tende a usar estratégias que resfriam a queima do combustível. Com a Euro 7, isso é impossível. Portanto, é preciso encontrar maneiras diferentes de evitar o aumento de temperatura. O processo de combustão precisa ser aprimorado, assim como os sistemas de resfriamento, e esses são os desafios. É claro que você poderia [reduzir] o desempenho para evitar o superaquecimento, mas não queremos fazer isso – foi assim que começamos. O novo equilíbrio de desempenho é operar em lambda 1, mas sem perder performance.”

Para a BMW, seus motores V8 e seis-em-linha ainda são extremamente importantes para o DNA da marca – especificamente quando se trata de desempenho. Os atuais M2, M3 e M4 usam variantes do motor de seis cilindros em linha de 3,0 litros com turbocompressor duplo da BMW, enquanto o M5 e o XM combinam esse V8 exclusivo com um trem de força híbrido plug-in.

Van Meel não divulgou nenhum detalhe específico sobre como a alemã pretende reformular estes motores para atender às novas regras da Euro 7, mas observou que a empresa fez algumas atualizações “muito interessantes”. É provável que mais detalhes sejam revelados em uma data posterior.

Quando perguntado se a BMW consideraria a possibilidade de reduzir o tamanho para motores menores de três e quatro cilindros para os carros da divisão M, como a Mercedes-AMG fez recentemente com o C63, Van Meel respondeu: “Não… O motor de seis cilindros em linha é o nosso legado, e o V8 tem uma longa história nas corridas, por isso pretendemos continuar.”



BMW M5 (2024) colocado à prova

Foto de: BMW

Essa também não é a primeira vez que a BMW reitera seu compromisso com os motores a combustão. No mês passado, o CEO da BMW, Oliver Zipse, disse que o motor de combustão é a “base” da marca e que a empresa trabalharia para tornar cada um de seus motores compatível com as novas regras da Euro 7, desde as unidades básicas de três cilindros até seus V-8 mais potentes.

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