Há alguns anos, todas as montadoras começaram a adotar centrais multimídia como item de série em seus carros, afirmando que esse seria o futuro. Com as conexões via internet, os novos modelos poderiam ser atualizados remotamente, eliminando a necessidade de visitas frequentes às concessionárias para revisões e atualizações. Bom, pelo menos essa era a teoria.
Na prática, os carros passaram a depender cada vez mais de suas telas, assim como seus motoristas se tornaram cada vez mais dependentes de seus smartphones. E, da mesma forma que nossos celulares, essa conectividade abriu novas oportunidades de negócio para as montadoras, que agora podem explorar essa facilidade para oferecer pacotes extras, como garantia estendida, bancos elétricos e – talvez o mais preocupante – total integração de rastreamento com o veículo.
A BMW, por exemplo, tentou implementar um modelo de assinatura para funcionalidades já presentes em seus carros, como a suspensão adaptativa M em diversos modelos de alto desempenho. O custo não era nada barato: na Europa, o valor chegava a 30 euros por mês. Não é preciso dizer que vários proprietários ficaram furiosos.
Agora, alguns usuários da Jeep estão relatando problemas com spam na central multimídia de seus veículos. Um exemplo é o usuário RahRahRasputin, do Reddit, que reclama de pop-ups frequentes em sua Grand Cherokee 2022.
BMW tentou vender assinatura de banco elétrico e até suspensão ativa
Segundo o proprietário do SUV, os anúncios aparecem toda vez que o carro para em um semáforo, cobrindo a tela com uma propaganda do Flexcare Extended Care Premium, o sistema de garantia estendida da Mopar. Para assinar o serviço, o veículo deve ter até 36 mil milhas (cerca de 58 mil km).
O problema? O carro do autor da reclamação já ultrapassou essa quilometragem há semanas, mas ele simplesmente não consegue desativar a mensagem. E essa não é a primeira vez que reclamações desse tipo surgem em veículos da Jeep. Há cerca de dois anos, modelos Wrangler e Gladiator enfrentaram o mesmo problema.

Jeep Grand Cherokee 2022, como o de RahRahRasputin
O portal The Drive entrou em contato com assessoria da marca no país para tentar entender mais sobre a falha. Segundo um porta-voz, o problema do Grand Cherokee de RahRahRasputin faz parte de uma falha de software que já foi resolvida. Segundo a Jeep dos EUA, a mensagem pode ser desativada acessando o site Jeep Connect, que é responsável por comandar outros serviços de assinatura dos carros da marca.
No Brasil, os carros do grupo Stellantis também utilizam o sistema Uconnect, indo desde os modelos de entrada como o Citroën C3 até as picaponas da Ram. Entretanto, nem todos são tão conectados quanto os modelos feitos lá fora, e também não temos conhecimento de proprietários que tenham tido problemas em nenhum dos veículos das marcas que oferecem o sistema.
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