Search
Close this search box.
  • Home
  • Lançamentos
  • Nacional desde 2016, Jeep Compass chega às 500 mil unidades vendidas

Nacional desde 2016, Jeep Compass chega às 500 mil unidades vendidas

Lançado mundialmente em 2006 e fabricado no Brasil em sua segunda geração desde 2016, o Jeep Compass acaba de atingir o marco de meio milhão de unidades vendidas no país. Além do mercado interno, a planta de Goiana (PE) também exporta o modelo para diversos países da América Latina.

A primeira geração do Compass chegou de maneira tímida ao Brasil, ainda durante a aliança entre Daimler (Mercedes-Benz) e Chrysler. Com visual considerado pouco chamativo e desempenho discreto no mercado, o modelo ganhou fama de patinho feio da linha Jeep. Entre 2013 e agosto de 2016, período em que esteve disponível por aqui, foram emplacadas apenas 1.892 unidades.

A segunda e atual geração foi desenvolvida com foco global, construída sobre a plataforma Small Wide e já no contexto da fusão entre Fiat e Chrysler, iniciada em 2014. Lançado em novembro de 2016, o Compass emplacou 2.539 unidades logo em seu primeiro mês cheio de vendas. A ampla gama de versões incluía desde opções com motor 2.0 aspirado até configurações com motor turbodiesel e tração 4×4. O modelo assumiu rapidamente a liderança entre os SUVs médios, posição que manteve até 2025.

Em 2021, passou por sua primeira reestilização. O SUV recebeu leves alterações externas e um novo interior, inspirado no do Commander, lançado no mesmo ano. Ganhou painel de instrumentos digital de 10,2″, central multimídia do mesmo tamanho em posição flutuante e novo volante. Na mecânica, o motor aspirado foi substituído pelo 1.3 turbo T270, que entregava até 185 cv e 27,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis marchas.

Em 2022, estreou a versão híbrida plug-in 4xe, importada da Europa. O modelo combina o motor 1.3 turbo com um motor elétrico de 60 cv e 25,5 kgfm de torque nas rodas traseiras, oferecendo potência combinada de 240 cv, segundo a Jeep.

Já em 2024, o Compass incorporou o motor 2.0 turbo a gasolina Hurricane-4, também presente na Ram Rampage e no Jeep Commander. O conjunto entrega 272 cv e 40,8 kgfm de torque, com câmbio automático de nove marchas e tração integral. Essa motorização passou a substituir as opções a diesel, agora restritas ao Commander.

Hoje, o Compass conta com sete versões no portfólio. A de entrada, chamada Sport, parte de R$ 193.490, enquanto a topo de linha, Série S 4xe PHEV, custa R$ 347.300. A Jeep oferece cinco anos de garantia para o modelo.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…