Uma das grandes surpresas do Salão de Xangai 2025, que ocorreu nas últimas semanas, foi sem dúvida a Frontier Pro. Apesar do nome bem familiar para nós, a picape híbrida do tipo plug-in não tem nada da versão que conhecemos além dos emblemas da marca, sendo uma versão japonesa de uma picape da Dongfeng.
Sua importância para a Nissan é grande, já que é a primeira picape eletrificada do grupo e o primeiro produto híbrido plug-in (PHEV) convencional da marca, uma vez que os carros da linha e-Power são tecnicamente elétricos com extensor de alcance. Embora a Nissan tenha falado em reviver o Xterra/Pathfinder como conhecemos com motores a gasolina e elétricos, um tipo de SUV com carroceria sobre chassi pode estar a caminho.
54
Fonte: Nissan
Em conversa com a mídia australiana, um engenheiro da marca disse: “Ela (a picape) se encaixaria muito bem aqui.. mas realmente podemos nos dar ao luxo de fazer outra variação – uma distância entre eixos diferente, um SUV, ou algo assim. Devemos considerar a necessidade do mercado e também precisamos considerar qual é o investimento. Se tivermos uma chance, é claro, iniciaremos o desenvolvimento. Tudo está sendo considerado”.
Caso saia do papel, o SUV sobre chassi concorrerá com outros modelos derivados de picapes médias sobre chassi, como Toyota SW4, Ford Everest e Mitsubishi Pajero Sport. E esse utilitário esportivo baseado na Frontier Pro teria uma chance de ser vendido fora da China, considerando que a picape está destinada aos mercados de exportação.

Foto de: Nissan
A Frontier Pro que será vendida ainda neste ano na China é movida por um motor turbo de 1,5 litro e quatro cilindros que trabalha em conjunto com um motor elétrico integrado à transmissão. Combinados, os dois fornecem mais de 402 cv e 81,6 kgfm de torque. O conjunto de baterias, não especificado, tem alcance elétrico de 135 quilômetros, embora no ciclo de teste chinês seja bem otimista.
A nova picape combina uma suspensão dianteira independente de braço duplo com um layout traseiro de molas helicoidais e recebe um bloqueio eletromecânico do diferencial traseiro. A Nissan e a Dongfeng projetaram a Frontier Pro com modos 4×4 e 4×4 com reduzida selecionáveis manualmente, bem como modos de condução dedicados de Desempenho e Neve, além dos programas Híbrido e Elétrico Puro.
Já para o Brasil, a picape que conhecemos, fabricada desde 2018 em Santa Isabel, na Argentina, terá uma grande mudança na atual geração, com produção passando para o México e mantendo o motor turbodiesel. A versão híbrida, entretanto, pode vir a ser uma opção futura como complemento de linha.