Search
Close this search box.
  • Home
  • Mercado
  • Nissan quer nova Pathfinder baseada na Frontier híbrida chinesa

Nissan quer nova Pathfinder baseada na Frontier híbrida chinesa

Uma das grandes surpresas do Salão de Xangai 2025, que ocorreu nas últimas semanas, foi sem dúvida a Frontier Pro. Apesar do nome bem familiar para nós, a picape híbrida do tipo plug-in não tem nada da versão que conhecemos além dos emblemas da marca, sendo uma versão japonesa de uma picape da Dongfeng. 

Sua importância para a Nissan é grande, já que é a primeira picape eletrificada do grupo e o primeiro produto híbrido plug-in (PHEV) convencional da marca, uma vez que os carros da linha e-Power são tecnicamente elétricos com extensor de alcance. Embora a Nissan tenha falado em reviver o Xterra/Pathfinder como conhecemos com motores a gasolina e elétricos, um tipo de SUV com carroceria sobre chassi pode estar a caminho.   

Em conversa com a mídia australiana, um engenheiro da marca disse: “Ela (a picape) se encaixaria muito bem aqui.. mas realmente podemos nos dar ao luxo de fazer outra variação – uma distância entre eixos diferente, um SUV, ou algo assim. Devemos considerar a necessidade do mercado e também precisamos considerar qual é o investimento. Se tivermos uma chance, é claro, iniciaremos o desenvolvimento. Tudo está sendo considerado”.

Caso saia do papel, o SUV sobre chassi concorrerá com outros modelos derivados de picapes médias sobre chassi, como Toyota SW4, Ford Everest e Mitsubishi Pajero Sport. E esse utilitário esportivo baseado na Frontier Pro teria uma chance de ser vendido fora da China, considerando que a picape está destinada aos mercados de exportação. 




Foto de: Nissan

A Frontier Pro que será vendida ainda neste ano na China é movida por um motor turbo de 1,5 litro e quatro cilindros que trabalha em conjunto com um motor elétrico integrado à transmissão. Combinados, os dois fornecem mais de 402 cv e 81,6 kgfm de torque. O conjunto de baterias, não especificado, tem alcance elétrico de 135 quilômetros, embora no ciclo de teste chinês seja bem otimista.

A nova picape combina uma suspensão dianteira independente de braço duplo com um layout traseiro de molas helicoidais e recebe um bloqueio eletromecânico do diferencial traseiro. A Nissan e a Dongfeng projetaram a Frontier Pro com modos 4×4 e 4×4 com reduzida selecionáveis manualmente, bem como modos de condução dedicados de Desempenho e Neve, além dos programas Híbrido e Elétrico Puro.

Já para o Brasil, a picape que conhecemos, fabricada desde 2018 em Santa Isabel, na Argentina, terá uma grande mudança na atual geração, com produção passando para o México e mantendo o motor turbodiesel. A versão híbrida, entretanto, pode vir a ser uma opção futura como complemento de linha.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Fiat Argo assume liderança entre automóveis

Com 54,10% de todos os 247.877 automóveis e comerciais leves emplacados no Brasil em outubro,…

Por que várias marcas vendem o mesmo carro, incluindo chineses?

O melhor caminho para as montadoras tradicionais enfrentarem a crescente concorrência chinesa talvez não seja…

Cobertura de US$ 30 milhões tem Pagani Utopia como opcional

Se você está ansioso para comprar um novo Pagani, poderá obter uma alocação para um…