As recentes dificuldades da Nissan não são segredo para ninguém. A empresa está lutando com problemas financeiros, cortando empregos em suas fábricas e enfrentando ações judiciais coletivas nos EUA sobre motores defeituosos. Não é de surpreender que seus números de vendas reflitam isso.
De acordo com os dados coletados pela empresa de pesquisa MarketLines – conforme relatado pela primeira vez pelo Nikkei Asia-a Nissan saiu do top 10 em vendas globais de automóveis até o primeiro semestre de 2025. É a primeira vez que a Nissan sai do top 10 em 16 anos. As vendas da empresa caíram 6,0%, para 1,61 milhão de veículos, bem atrás de líderes do setor como a Toyota e o Grupo Volkswagen.
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Fonte: Nissan
Esse declínio acentuado permitiu que as montadoras chinesas BYD e Geely ultrapassassem a Nissan, com a BYD registrando um aumento de 33% nas vendas e passando para o oitavo lugar na lista. Para piorar a situação, a rival doméstica de longa data Suzuki também ultrapassou a Nissan, vendendo 1,63 milhão de veículos – apenas 20.000 a mais. É a primeira vez que a Suzuki ultrapassa a Nissan desde 2004.
Entre abril e junho, a Nissan registrou um prejuízo de ¥15,7 bilhões (aproximadamente US$ 105 milhões), marcando seu quarto prejuízo trimestral consecutivo. Esse é um forte contraste com o mesmo período do ano passado, quando a empresa registrou um lucro de ¥28,5 bilhões (aproximadamente US$191 milhões).

Foto de: Nissan
A Nissan está enfrentando dificuldades em várias frentes. Nos EUA, as vendas de veículos continuam lentas, mas a maior preocupação é a China – seu maior mercado – onde as vendas caíram 18% no primeiro semestre do ano, para apenas 270.000 unidades. Em seu pico, em 2018, a Nissan vendeu 720.000 veículos na China.
As vendas no Japão também caíram 10%, para 220.000 unidades – o menor número de vendas domésticas da empresa desde 1993.
O caminho da Nissan para a recuperação
Apesar do início difícil de 2025, a Nissan está tomando medidas ousadas para renovar sua linha de produtos na esperança de mudar a situação nos próximos meses.
Nos EUA, a empresa lançou recentemente o novo Leaf EV com um preço inicial competitivo de US$ 31.485. O Kicks renovado está ganhando força, com mais de 50.000 unidades vendidas no primeiro semestre do ano. Também há relatos de que a Nissan planeja trazer de volta o robusto SUV Xterra.
Enquanto isso, na China, a Nissan lançou o sedã N7 EV em abril, com preço inicial de 119.900 yuans (aproximadamente US$ 16.727). O modelo já teve um bom começo e a empresa tem vários outros veículos elétricos programados para lançamento na região em um futuro próximo.
Fonte:
MarketLines via Nikkei Asia