Depois de muitos flagras e rumores, a Nissan apresentou oficialmente na última semana (23/09) a nova geração de seu sedã médio, o Sentra. O modelo ganhará mais destaque dentro da gama da japonesa daqui para frente, já que terá a missão de ser o único três-volumes oferecido em alguns mercados-chave para a fabricante, como os EUA.
Mas afinal, quão profunda foi a evolução entre o modelo que vem sendo vendido no mercado global desde 2020 e a nova geração? Para sabermos um pouco mais, fizemos uma análise um pouco mais detalhada das fichas técnicas dos dois. Confira abaixo.

Tamanho muda pouco
A começar pelas dimensões, o novo Nissan Sentra 2026 ficou ligeiramente mais longo que o anterior, medindo 4.656 mm contra 4.646 mm. A distância entre-eixos também caiu levemente, de 2.707 mm para 2.705 mm. A largura permanece a mesma, em 1.816 mm, enquanto a altura segue praticamente idêntica, em torno de 1.456 mm, sem mudanças relevantes.
O porta-malas, por sua vez, ficou menor, possivelmente devido ao novo caimento da traseira mais acupêzado. A partir de agora, o novo Sentra 2026 conta com 405 litros contra 466 L do atual. É uma medida relativamente pequena para um sedã do seu porte, ficando também abaixo dos 470 litros do Corolla e 495 L do Civic.
| Medida | Sentra 2025 | Sentra 2026 | Diferença |
| Comprimento | 4.646 mm | 4.656 mm | +10 mm |
| Largura | 1.816 mm | 1.816 mm | Igual |
| Altura | 1.456 mm | 1.456 mm | Igual |
| Distância entre-eixos | 2.707 mm | 2.705 mm | -2 mm |
| Porta-malas | 466 L | 405 L | -61 L |

Apesar do visual, motor 2.0 aspirado e câmbio CVT continuam iguais
Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
Tiozão? Só na mecânica
Se por fora e por dentro o Sentra 2026 abandonou de vez a fama de tiozão, basta levantar o capô para perceber que o conservadorismo ainda manda no projeto. O plano de corte de custos global da Nissan falou mais alto e manteve em cena o conhecido 2.0 MR20DD aspirado, com comando duplo no cabeçote e acionamento por corrente.
Esse conjunto entrega 151 cv e 20 kgfm de torque, sempre com tração dianteira, suspensão McPherson e traseira multilink, além do câmbio CVT Jatco X-Tronic. Alvo de críticas no exterior por seu comportamento pouco envolvente, a Nissan promete que o câmbio foi retrabalhado, agora com relações mais diretas.
| Motor | 2.0 aspirado MR20DD, 4 cilindros |
| Potência | 151 cv |
| Torque | 20 kgfm |
| Câmbio | CVT Jatco X-Tronic (recalibrado) |
| Tração | Dianteira |
| Suspensão | McPherson (dianteira) / Multilink (traseira) |

Foto de: Nissan

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
Visual ousado e interior minimalista
A geração atual do Sentra já tinha representado uma ruptura com as anteriores quando o assunto era visual. Ainda assim, já começava a mostrar sinais de idade, sem painel digital e com uma central multimídia pequena, de apenas 8 polegadas, além de interface lenta. O novo modelo aposta bem mais em tecnologia, seguindo o que já foi visto na nova geração do SUV Kicks.
Em relação ao visual, o Sentra 2026 adota o novo padrão de design da Nissan, com faróis mais estreitos e luzes diurnas de LED interligadas à grade. O tradicional formato em “V”, que marcou os modelos da marca na última década, dá lugar a uma identidade mais próxima da vista no novo Kicks.

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Fonte: Nissan
Na versão SR, a moldura dianteira recebe acabamento em preto brilhante, enquanto nas demais versões as duas “garras” do DRL ficam mais expostas. Nas laterais, o sedã ganhou novas portas e um caimento mais acentuado da carroceria a partir da coluna C, remetendo a uma silhueta de cupê.
A traseira também reforça esse apelo esportivo, com lanternas interligadas por LED e um ressalto na tampa que remete a um aerofólio discreto. Assim como na geração atual, o teto pode receber pintura em preto. O novo design ainda traz aprimoramentos aerodinâmicos, como aberturas de rodas menores, retrovisores reprojetados para reduzir o arrasto, coberturas planas no assoalho e defletores nos pneus.

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Fonte: Motor1.com
Por dentro, o sedã estreia uma tela de 12,3″ para a central multimídia, presente em todas as versões e compatível com Android Auto e Apple CarPlay com fio. O painel de instrumentos básico é digital de 7″, mas quem optar pelas versões SV, SR ou SL terá direito a um quadro de instrumentos de 12,3″ e conectividade sem fio para o smartphone.
Outra novidade é a solução para uma crítica antiga: o freio de estacionamento, que antes era uma alavanca no pé, agora passa a ter acionamento eletrônico por botão, com a função de autohold. Dependendo da versão, o Sentra também poderá ser equipado com teto solar retrátil, bancos dianteiros com ajustes elétricos e suporte lombar, ar-condicionado de duas zonas, sistema de áudio Bose Premium com 8 alto-falantes e o pacote de assistência ao condutor ProPILOT.

Foto de: Nissan

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
Sedã terá maior importância global
Como os rumores já indicavam, o novo Sentra terá um papel bem importante na “nova” Nissan. Agora mais refinado e esportivo, o modelo terá a missão de ser o principal carro da marca na América do Norte. Um dos motivos disso é que o compacto Versa deve deixar de ser vendido em países como os EUA e o Canadá, focando em mercados emergentes, enquanto seu irmão maior, o Altima, será descontinuado até o fim deste ano.
Já por aqui, como a nova geração do sedã continua a ser feita no México, devemos esperar pelo novo três-volumes em algum momento do próximo ano ou começo de 2027, mantendo as configurações de motorização e suspensão voltadas hoje ao Brasil.