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Nova Amarok estreará plataforma de eletrificados da VW na Argentina

O novo projeto “Amarok South America” que foi anunciado ontem (3/4) para ser produzido pela Volkswagen Argentina em seu Centro Industrial de Pacheco (ARG), com um investimento de US$ 580 milhões, terá uma nova “plataforma multi-energia”, que permitirá à empresa solicitar os benefícios  concedidos pelo governo argentino para a fabricação de veículos com algum grau de eletrificação (híbrido ou 100% bateria).

O intuito do projeto e gerar a nova geração da Volkswagen Amarok, que deve começar a ser produzida por lá a partir de 2027. Mas é nesse momento que vocês podem perguntar: como uma picape a diesel terá incentivos para carros eletrificados? A resposta está na aliança com a SAIC. A chinesa proverá a base do projeto, derivada da Maxus T90. A picape média já é vendida em alguns mercados da América do Sul e já oferece até opção 100% elétrica.

Conforme confirmado por Marcellus Puig, CEO da VW Argentina, aos nossos colegas do Motor1.com Argentina, o novo modelo será desenvolvido no âmbito do chamado Projeto Patagônia, que contará com tecnologia desenvolvida pelo Grupo SAIC. A Maxus é o braço de picapes da chinesa.

“A nova VW Amarok South America começará a ser produzida no início de 2027 e será produzida a uma taxa de 70.000 a 80.000 unidades por ano. A chegada desse novo projeto significará o fim da produção do Taos, que a partir de julho começará a ser importado do México”, afirmou Puig. “A Amarok atual permanecerá em produção até pelo menos 2027, pois é um grande sucesso comercial para nós, mas tudo indica que ela será substituída pelo novo modelo. No entanto, nunca se sabe”, completou o executivo.



VW Amarok (teaser)

Foto de: Volkswagen

Puig ainda acrescentou que a nova “Amarok South America” terá uma nova plataforma multimotor e compartilhará 50% do maquinário e dos equipamentos da linha de produção da Taos, embora não tenha a mesma plataforma. Os detalhes técnicos do produto serão compartilhados em uma data posterior.

Sobre a aliança com a SAIC-Maxus, o executivo diss que “na VW, temos uma aliança estratégica histórica com o Grupo SAIC na China. Esse novo projeto é um desenvolvimento conjunto em que muitas tecnologias são compartilhadas. É normal fazer esses desenvolvimentos conjuntos entre a VW e a SAIC. Nesse caso, a cooperação foi no desenvolvimento de toda a parte técnica do projeto Amarok South America”.

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