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Nova Audi A6 Avant mantém viva as peruas em nova geração

A Audi está fazendo sua parte para salvar as peruas, dando ao A5 Avant um irmão maior. Queremos dizer isso em mais de um sentido, já que a nova A6 Avant (“C9”) parece uma versão ampliada. Isso não é ruim, já que as duas peruas são ótimas, embora mais variedade não faria mal. Curiosamente, a próxima geração do A6 estreia estritamente como uma perua, mas o tradicional sedã será lançado no próximo mês. Nesse meio tempo, ela é a protagonista.

Usar um carro marrom para as imagens de imprensa é uma escolha interessante, embora não seja necessariamente a nossa preferência. Separadamente, nossos colegas do Motor1 Alemanha passaram um tempo com uma A6 Avant preta, que também tinha aqueles quatro anéis escuros, na frente e atrás. Como você deve se lembrar, inicialmente o carro não deveria ter esse nome. A marca sediada em Ingolstadt pretendia rebatizá-lo de A7 Avant como parte de uma nomenclatura renovada com números ímpares para carros a combustão e números pares para veículos elétricos. Essa estratégia já foi abandonada.



Foto de: Audi

Ao contrário do A6 Avant E-Tron, totalmente elétrico, ele pula o tema do farol dividido que se tornou moda entre as montadoras nos últimos anos. Não podemos deixar de notar os radares/sensores na parte inferior da grade, desejando que um dia as montadoras encontrem uma maneira melhor de integrá-los. Na traseira, as ponteiras do escapamento são reais, e a Audi disse que não vai mais instalar escapamentos falsos em seus carros. Boa sorte.

Com um coeficiente de arrasto de 0,25, a A6 Avant é a perua Audi com motor de combustão mais aerodinâmica de todos os tempos. A perua elétrica E-Tron, que mencionamos anteriormente, é ainda mais escorregadia, com um CD de apenas 0,24. Na Europa, o modelo básico será equipado com rodas de liga leve de 18″, que se transformarão em rodas forjadas de 21″ com um design tricolor para as versões mais sofisticadas.

Em comparação com a geração anterior, a nova A6 wagon foi esticada em 60 milímetros para 4,99 metro). A distância entre eixos mede 2.927 milímetros, praticamente idêntica à de seu antecessor. Excluindo os espelhos retrovisores, a largura é de pouco menos 1,88 metro, igual à da geração “C8” anterior.




Foto de: Audi

Ao entrar, você seria perdoado por pensar que adicionamos acidentalmente imagens mostrando a cabine do A5 Avant. Mais uma vez, os dois parecem feitos do mesmo tecido, até a tela opcional de 10,9″ para o passageiro. O sistema de infoentretenimento de 14,5″ e a tela digital do motorista de 11,9″ têm o mesmo tamanho do A5. No entanto, há algumas coisas que não podemos ver, como o isolamento acústico extra em relação ao antigo A6, que aumentou em 30% sem penalizar o peso. Os engenheiros se esforçaram para vedar as janelas e portas com mais firmeza do que antes e acrescentaram vidros acústicos opcionais para as portas traseiras.

A A6 Avant tem suportes de motor e transmissão recém-desenvolvidos para reduzir o ruído e as vibrações. A Audi também ajustou os dentes da engrenagem da transmissão automática de dupla embreagem para diminuir o ruído que a caixa S Tronic faz. Além disso, os carros encomendados com rodas de 19″ ou maiores recebem absorvedores de ruído com anéis de espuma para reduzir a vibração do ar dentro do pneu.

Dependendo da versão, a A6 Avant pode acomodar até 503 litros de carga atrás dos bancos traseiros, com um sistema de trilhos padrão para maior praticidade. Dobre o banco bipartido 40:20:40 e o volume salta para 1.534 litros. Até mesmo o modelo básico recebe uma porta traseira elétrica como padrão, juntamente com uma luz de projeção sob o para-choque que mostra onde o gesto do pé deve ser feito para abrir/fechar a porta traseira.




Foto de: Audi

Aproveitando ao máximo o generoso teto, o grande vidro panorâmico passa de transparente a opaco com o pressionar de um botão. Ele tem nove segmentos que formam padrões diferentes, alternando de transparente para opaco. A Audi chama esse recurso de “cortina digital”, dando aos proprietários a capacidade de escolher entre inundar o interior com luz, criar um guarda-sol ou uma combinação de ambos.

A Audi A6 Avant 2025 de nível básico na Europa tem um motor a gasolina de 2.0 litros turbo com 201 cv de potência e 340 Newton-metros. O motor de quatro cilindros funciona em um ciclo Miller atualizado e envia potência exclusivamente para as rodas dianteiras, já que não é possível optar pelo Quattro. Um 2.0 TDI mais econômico com tecnologia híbrida moderada produz 201 cv idênticos, mas mais torque, com 400 Nm. O motor a diesel pode ser adquirido com tração dianteira ou integral.

Para maior potência, há um V-6 de 3,0 litros maior com tecnologia 48V para o modelo superior com o emblema A6. Ele produz 362 cv e 550 Nm, o que coincide com a força fornecida pelo novo S5 Avant. Com o motor de seis cilindros, o novo A6 Avant leva 4,7 segundos para atingir 100 km/h a partir de uma parada. Em arrancada, o limite eletrônico é de 250 km/h.

Como você pode imaginar, os modelos de quatro cilindros são muito mais lentos. O modelo a gasolina faz um sprint em 8,3 segundos. O diesel leva 7,9 segundos, ou 7 segundos se você optar pelo Quattro. A velocidade máxima para as configurações de quatro cilindros gira em torno de 240 km/h. A lógica nos diz que um novo S6 Avant está planejado, idealmente seguido em breve por um RS6 Avant de última geração. Estamos torcendo para que o robusto V-8 sobreviva a mais uma geração.

Outras vantagens que merecem ser mencionadas incluem direção nas rodas traseiras, suspensão pneumática adaptativa e freio a fio. Por um custo adicional, a versão V-6 pode ser equipada com um diferencial Quattro Sport para distribuir totalmente o torque entre as rodas traseiras, aprimorando o manuseio e proporcionando uma experiência de direção mais feliz. A plataforma MLB Evo desapareceu, substituída pela Plataforma Premium de Combustão (PPC), que seu irmão A5 também usa.

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