Desde o início de 2025, quando a BMW apresentou a nova R 1300 GS Adventure para o mercado brasileiro, os leitores do Motor1.com Brasil já sabiam que a R 1300 RT, com proposta Sport Touring, tinha grandes chances de vir para cá também, substituindo a R 1250 RT. Em junho a BMW R 1300 RT foi registrada no Brasil e, agora, a marca confirmou: a novidade estreia por aqui ainda em 2025.
A marca ainda não confirmou a configuração que virá ao Brasil, mas diz que tais informações serão “confirmadas em breve”. Entre o que foi confirmado até agora está a motorização – a mesma da R 1300 GS – e equipamentos como controle adaptativo e dinâmico do chassi (suspensão eletrônica), sistema de som e painel com tela TFT de 12,25″. O modelo faz parte da ofensiva de sete lançamentos da BMW Motorrad anunciada no início de 2025. Além dela, já foram lançadas para o mercado brasileiro a R 1300 GS Adventure, a S 1000 RR, a C 400 X, a F 900 R e a R 18.
19
Fonte: BMW Motorrad
O modelo traz um novo motor boxer de 1.300 cm³, capaz de entregar 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,2 kgfm a 6.500 rpm, o mais potente já usado na linha RT e o mesmo das aventureiras grandes.
Entre as principais novidades, estão o chassi novo com estrutura principal em aço estampado e subquadro de alumínio, além de nova suspensão dianteira EVO Telelever com elemento flexível e traseira EVO Paralever. O modelo também passa a contar com rodas mais leves (redução de mais de 1,4 kg) e suspensão eletrônica de série, com a opção do novo sistema Dynamic Chassis Adaption (DCA), que permite alternar entre dois perfis distintos de pilotagem – um mais confortável e outro voltado à esportividade.
A R 1300 RT mantém o foco no turismo com soluções como o novo sistema de malas laterais com abertura elétrica de 27 litros (expansíveis para 33 litros com o sistema Vario), topcases de até 54 litros com encosto aquecido para o passageiro e ergonomia aprimorada. O assento agora tem diversas opções de altura e regulagens para melhor adaptação ao condutor e ao garupa, com destaque para o novo triângulo ergonômico que posiciona o piloto mais à frente.

BMW R 1300 RT – painel digital e sistema de som
Foto de: BMW Motorrad
A moto oferece três modos de pilotagem de série (“Rain”, “Road” e “Eco”) e pode ser equipada com o pacote opcional “Riding Modes Pro”, que adiciona os modos “Dynamic” e “Dynamic Pro”, além da pré-seleção de modos. Outro destaque é o novo sistema Automated Shift Assistant (ASA), com operação de embreagem e trocas de marcha automatizadas, que também permite o uso em modo manual. Tanto o ASA quanto o câmbio mecânico possuem 6 marchas. A R 1300 GS nacional já oferece essa opção de transmissão, mas ainda não foi informado qual será empregada na RT.
A configuração europeia ainda conta com farol full-LED de série e a opção do Headlight Pro, que inclui farol adaptativo com compensação de inclinação e modos adaptativos de iluminação para diferentes velocidades. No pacote eletrônico, a moto traz controle de cruzeiro dinâmico (DCC) com função de frenagem e pode receber o Riding Assistant opcional, que adiciona controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal, de mudança de faixa e de colisão traseira, além de monitor de ponto cego.
A nova R 1300 RT está disponível no mercado europeu em quatro versões: Alpine White (básica), Triple Black, Impulse (em azul metálico Racing Blue) e a exclusiva Option 719 Camargue (em Blue Ridge Mountain metálico). O painel é uma tela TFT de 10,25″ com navegação por mapa integrada, novo hub de conectividade e compartimento ventilado com carregador USB-C para smartphone. Um novo sistema de áudio, com a opção Audio Pro, complementa os recursos para longas viagens.