Não é de hoje que a RAM sonha em voltar ao segmento de picapes médias. A nova direção da marca, agora sob o comando de Tim Kuniskis nos Estados Unidos, já deu sinais claros de que pretende resgatar o lado mais entusiasta da empresa. O retorno do motor Hemi V8, a reativação da divisão SRT (ainda sem produtos confirmados) e o possível relançamento da 1500 TRX mostram que esse movimento já começou.
E uma nova picape média para os EUA é parte desse reposicionamento. Mas essa não será a única novidade da RAM no mundo. Paralelamente, a marca desenvolve uma picape específica para mercados emergentes, baseada na chinesa Changan Hunter, que também deu origem à Fiat Titano e à Peugeot Landtrek.

Fonte: Theophilus Chin | Motor1
Com foco em América do Sul, Oriente Médio e partes da Ásia, o modelo será equipado com o motor 2.2 turbodiesel já conhecido de Titano, Toro e Rampage. Com preços estimados entre R$ 300 mil e R$ 400 mil no Brasil, ela brigará diretamente com Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger. Apesar de as duas novidades ainda demorarem um tempo até chegar nas lojas, reunimos tudo o que já se sabe sobre esses dois projetos abaixo.

A picape para a América do Sul terá origem na Titano/Hunter; EUA terá modelo próprio
Foto de: Placa Verde
Dois projetos, missões diferentes
A RAM trabalha em duas picapes médias diferentes, voltadas a mercados distintos. Nos Estados Unidos, o novo modelo será um projeto inédito, mais refinado, robusto e tecnologicamente avançado. Ele ficará abaixo da linha 1500 e terá papel estratégico para atrair um novo perfil de consumidor, com um produto menor, mas ainda com características de uma picape de verdade.
Já nos países emergentes, a RAM apostará na 1200, uma derivação da plataforma utilizada pelas picapes Titano, Landtrek e Hunter. Aqui, a proposta será preencher o espaço entre a Rampage e a 1500, oferecendo uma alternativa acessível dentro do segmento de médias tradicionais. Embora compartilhe muitos componentes com outras picapes da Stellantis, a 1200 trará ajustes de design e acabamento para reforçar sua identidade.

Picape para a América do Norte terá base de Jeep Gladiator
Base e motorização
Nos Estados Unidos, a nova picape da RAM utilizará carroceria sobre chassi, como as 1500, 2500 e 3500. A base deverá ser a mesma do Jeep Gladiator, o que garante resistência e capacidades fora de estrada. A única carroceria disponível deve ser a cabine dupla com quatro portas. Espera-se o uso de motores V6 a gasolina, com foco em torque e carga útil. Uma versão híbrida também está sendo considerada, e há espaço para uma variante com apelo mais esportivo, nos moldes de uma “mini TRX”.
A RAM 1200 também terá construção com chassi de longarinas, mas baseada no projeto da Changan Hunter. Embora compartilhe a base com Titano e Landtrek, a 1200 terá diferenciais próprios no acabamento e na calibração. O motor será o 2.2 turbodiesel Multijet II de até 200 cv e 45,9 kgfm, já utilizado em outros modelos da Stellantis no Brasil. A transmissão e a tração ainda não foram detalhadas oficialmente, mas tudo indica que haverá opções 4×2 e 4×4, com câmbio automático.

Foto de: Theophilus Chin | Motor1
Como será o visual?
O visual da nova picape para os EUA ainda é um mistério. Nenhum protótipo foi flagrado até agora, mas a expectativa é que ela adote elementos de design da próxima geração da RAM 1500, com proporções menores. Devem aparecer faróis em LED mais estreitos, grade robusta e linhas marcantes. A cabine será do tipo Crew Cab, com diferentes acabamentos e rodas, buscando agradar perfis variados de consumidores.
Na RAM 1200, as primeiras unidades de testes já rodam com disfarces leves. Por fora, o modelo deve se aproximar bastante da Changan Hunter vendida na China, com mudanças pontuais. A principal diferença estará por dentro. A RAM 1200 terá um painel mais moderno e sofisticado do que o da Titano, com telas integradas e acabamento de melhor qualidade. Isso deve ajudar a posicioná-la como um produto de nível superior dentro da família.

Desde 2011, menor picape da Ram nos EUA é a 1500, que começa em 40 mil dólares
Foto de: Ram
Preços
Nos Estados Unidos, a nova picape da RAM será a opção de entrada da marca. Sem substituta desde a saída da Dakota em 2011, o novo modelo enfrentará rivais como Ford Ranger, Toyota Tacoma e Chevrolet Colorado. Os preços devem começar em torno de US$ 30 mil, ou cerca de R$ 168 mil na conversão atual. Versões mais completas podem chegar a US$ 60 mil, o equivalente a R$ 336 mil. Se houver uma versão esportiva inspirada na TRX, o preço pode subir ainda mais.
No Brasil, a RAM 1200 será posicionada entre a Rampage e a 1500, com valores estimados entre R$ 300 mil e R$ 400 mil. Essa faixa a colocará no mesmo patamar de versões topo de linha da Hilux, Ranger e S10. Mesmo sem motor V6 ou tração integral sofisticada, a marca aposta na força da imagem RAM e no visual mais parrudo como argumentos de venda.

Ram 1200 já existe no México como uma Titano com emblemas diferentes; versão brasileira terá mais novidades
Foto de: Motor1.com
Quando chegam?
A nova picape americana será produzida em Belvidere, Illinois, fábrica que será reativada após acordo entre Stellantis e o sindicato UAW. O lançamento está previsto para 2027, com as vendas começando no ano seguinte como linha 2028. Ainda não há confirmação oficial do nome, mas tudo indica que a marca retomará o batismo Dakota.
A RAM 1200 deve chegar antes. O modelo já roda em testes pela América do Sul, e sua apresentação oficial deve acontecer entre o fim de 2025 e o início de 2026. A produção será feita na Argentina e atenderá os principais mercados da região. Ela deverá ser oferecida em versões intermediárias e topo de linha, com foco no uso misto entre cidade e estrada.