Apresentada em junho de 2022 na WWDC (Worldwide Developers Conference), a nova geração do Apple CarPlay atrasou e acabou não chegando ao mercado dentro da data programada. A expectativa da empresa era lançar a novidade em 2024, inicialmente em modelos das marcas Aston Martin e Porsche, e surpreender com avanços em integração e conectividade. No entanto, já estamos no final de janeiro de 2025 e até agora nenhum sinal do novo sistema.
O lançamento não foi cancelado, ao contrário do que muitos especularam, mas acabou sendo adiado para uma data posterior e ainda desconhecida. A própria Apple faz mistério sobre isso e retirou de seu site todo o cronograma que estava disponível até poucos dias atrás. Agora, ao que tudo indica, caberá à cada montadora dar detalhes sobre a novidade. “Cada marca automotiva compartilhará mais detalhes à medida que se aproxima do anúncio da próxima geração do CarPlay”, diz a Apple.
7
Como é o novo Apple CarPlay
As inovações do próximo CarPlay são bastante significativas e dizem respeito tanto aos gráficos quanto ao local de apresentação das informações. Totalmente redesenhado, o sistema passará a ser exibido não só na tela central do painel, mas também no quatro de instrumentos digital do carro. Com isso, será altamente personalizável e capaz exibir os mapas do navegador das mais variadas formas. Desde já, sabemos que serão compatíveis os aplicativos Google Maps, Waze, Sygic GPS Navigator & Maps e TomTom GO.
Na época da apresentação, a Apple prometeu que a tecnologia poderá incorporar todas as informações do veículo, incluindo velocímetro, tanque de combustível e mais. As telas poderão ser personalizadas com vários designs, cores e widgets, como uma área para mostrar a previsão do tempo e outra para o player de música, por exemplo.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE