Apesar das negativas da Renault sobre o lançamento da nova geração do Duster no Brasil, o SUV tem sido flagrado com frequência no país. O registro mais recente foi feito por Leonardo Fortunatti, editor-chefe do Motor1.com Brasil, que avistou o protótipo rodando pela Rodovia Dom Pedro I (SP-65), em Campinas (SP).
O protótipo não apresentava mudanças visíveis em relação ao modelo vendido pela subsidiária romena da Renault. Na dianteira, não fizeram questão de esconder o emblema DC, utilizado pela Dacia, enquanto grade, faróis, rodas e outros elementos permanecem exatamente os mesmos.
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Fonte: Leonardo Fortunatti
A cidade é conhecida por concentrar uma ampla rede de fornecedores automotivos e industriais. Nos arredores estão o Circuito Panamericano da Pirelli, em Elias Fausto, e o CTVI (Centro de Testes Veiculares de Iracemápolis), operado pela Bosch, ambos utilizados para desenvolvimento e avaliação de veículos e componentes.
A presença do SUV nesse polo de testes abre várias possibilidades. Ele pode estar aqui para avaliações específicas da nova geração com foco no Brasil, para experimentos de componentes que equiparão outros modelos da plataforma RGMP, como o futuro Boreal, que deverá adotar sistema híbrido, ou simplesmente para testes em clima e relevo diferentes dos europeus.

Protótipo usa mesmo visual dos Dacia vendidos na Europa
Foto de: Leonardo Fortunatti
Com o Boreal cotado para ficar na faixa dos R$ 200 mil e o Kardian posicionado entre R$ 112.690 e R$ 145.990, existe um espaço considerável entre os dois. Hoje, ele é ocupado pela atual geração do Duster nacional, lançada em 2020, que já mostra sinais de idade e utiliza uma base diferente da que equipa o Kardian e equipará o Boreal e a nova picape intermediária da Renault. A plataforma RGMP (Renault Group Modular Platform) será o futuro da marca e pode colocar o modelo atual em risco.
Outro ponto a favor de uma possível chegada é que o Duster segue sendo vendido como Renault em diversos mercados, inclusive na América do Sul, onde estreou recentemente na Colômbia. Não é, portanto, um produto restrito à Dacia, subsidiária romena do grupo. Com longa trajetória no mercado, o SUV poderia ser reposicionado como um modelo icônico dentro da gama.

Foto de: Leonardo Fortunatti
A nova geração do Duster europeu tem 4.343 mm de comprimento, 1.810 mm de largura, 1.656 mm de altura e 2.657 mm de entre-eixos, oferecendo espaço intermediário entre Kardian e Boreal. O porta-malas comporta 472 litros.

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Possível teste para sistema híbrido
Há também a hipótese de que o protótipo sirva como mula para o desenvolvimento de motorizações eletrificadas para a região. Compartilhando a mesma base de Boreal e Kardian, a homologação seria facilitada.
No exterior, o Duster oferece uma configuração híbrida E-Tech, com motor 1.6 a gasolina e propulsor elétrico associado. Há ainda a opção 1.2 TCe turbo a gasolina com 130 cv e sistema híbrido-leve de 48 Volts, neste caso com tração 4×4. Esta última poderia antecipar a chegada da tecnologia híbrida-leve ao motor 1.3 turbo, que será utilizado pelo Boreal e já equipa a atual geração do Duster brasileiro.