Não é de hoje que a Ram, divisão de utilitários e picapes do grupo Stellantis, sonha em ter uma picape média para ocupar o lugar que um dia foi da Dakota. Ao que parece, quem dará essa forcinha para a marca será a família de picapes derivada da Fiat Titano, como indicam os flagras dos colegas BF//MS e Placa Verde.
Hoje, a Ram até conta com uma picape média vendida em alguns mercados com a mesma cara da picape média da Fiat, mas apenas com pequenas mudanças de grade e logotipo. É algo que não funcionaria por aqui, onde a Ram se estabeleceu como uma marca mais segmentada para modelos premium do que em outros países da América Latina ou de sua terra natal, na América do Norte.
3
Fonte: Placa Verde
A picape que aparece nas imagens vai além do simples rebadge. O modelo será significativamente diferente das atuais Fiat Titano e Peugeot Landtrek, trazendo como principal inspiração a Changan Hunter reestilizada, lançada recentemente na China. Vale lembrar que a Changan é a origem do projeto da Titano/Landtrek e já atualizou o modelo com melhorias importantes na parte interna e na construção.
Por dentro, a Hunter atualizada conta com um interior mais moderno, com telas integradas para painel de instrumentos e central multimídia, além de detalhes de acabamento mais refinados que os vistos na Titano vendida por aqui.



Interior da Changan Hunter é mais sofisticado do que o das atuais Fiat Titano e Peugeot Landtrek
No exterior, o modelo ganhou faróis em LED com formato de T, uma grande grade em preto brilhante com detalhes cromados, além de mudanças na lateral e na traseira, que adotam elementos mais contemporâneos.
A motorização deve ser o elo em comum entre todas essas picapes. O conjunto deve trazer o mesmo motor 2.2 turbodiesel Multijet II, mais moderno, já utilizado em outros modelos da Stellantis, como Jeep Commander, Fiat Toro e a própria Titano montada na Argentina. Para o Brasil, a configuração deve entregar 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque.

Ram 1200 vendida hoje em alguns países da América do Sul
Foto de: Motor1.com
O nome, entretanto, ainda é uma indefinição. Caso siga o rebadge já vendido em alguns mercados, a Ram adotará a designação 1200, mas caso siga o padrão visto em sua prima menor Rampage, não nos surpreenderíamos caso a marca norte-americana adote algo novo ou resgate o nome Dakota. Independente do batismo escolhido pela marca, seu lançamento não deve demorar, chegando até o fim do ano ou durante o primeiro semestre de 2026.