Já flagrada na Argentina, a nova picape média da Ram teve as primeiras imagens divulgadas pela marca. A empresa também confirmou uma data para seu lançamento. O que sabemos até agora é que esse novo produto usará como base a recém-renovada Fiat Titano, que passou a ser fabricada na Argentina após uma série de melhorias mecânicas e na lista de equipamentos.
O único vídeo divulgado pela Ram até agora mostra a característica grade da marca, com o emblema “RAM” em destaque, mas sem revelar muito de como ficará o visual final dessa nova picape média. Também são exibidos itens como um rack de iluminação de teto e uma sequência de luzes laranjas no que parece ser a porção superior da grade, ou capô, seguindo à risca o figurino das picapes dos EUA. O veículo do vídeo ainda tinha rodas e pneus para uso off-road mais pesado, um emblema “Ram Turbo” no capô. Na traseira, o emblema “Nightfall” indica um possível nome de versão.
7
Fonte: Ram
O flagra na Argentina feito na última semana mostrou uma unidade fortemente camuflada, apontando para alterações visuais que vão além da troca de emblemas. A base continua sendo a plataforma desenvolvida pela chinesa Changan, que deu origem às variantes vendidas pela Stellantis (Fiat Titano e Peugeot Landtrek). No entanto, a nova picape da Ram terá como inspiração a Hunter reestilizada, lançada recentemente na China com melhorias importantes em acabamento e construção.
Ainda que a marca Ram tenha nascido como uma divisão de trabalho da Stellantis e siga com esse foco em vários mercados, por aqui a marca construiu uma imagem diferente. A aposta em picapes full-size importadas, como 1500 e 2500, ajudou a consolidar um posicionamento mais premium.

5
Fonte: Motor1 Argentina
Daí nasceu a Rampage, derivada da Toro, mas com acabamento e projeto que miram mais alto. Com a nova picape baseada na Titano, a estratégia é parecida: oferecer algo mais sofisticado acima da versão feita pela italiana. A mecânica, ao que tudo indica, será a mesma: o motor 2.2 Multijet II turbodiesel, já usado na própria Titano, além de modelos como Toro e Jeep Commander. Ele entrega 200 cv e 45,9 kgfm de torque, sempre com câmbio automático e tração traseira ou 4×4, dependendo da versão.
Há a expectativa de que a novidade resgate o nome Dakota, picape média que chegou a ser produzida no Brasil entre 1998 e 2001. No entanto, a confirmação virá apenas com a apresentação da nova picape da Ram, estreia essa que já tem data para acontecer: 13 de agosto.