Depois de ser descontinuado em favor do A5 Sportback, o Audi A4 vai voltar. E dessa vez, completamente elétrico. A informação foi confirmada pelo CEO da marca, Gernot Döllner, em entrevista à revista britânica Autocar, que antecipou parte dos planos da fabricante alemã para a próxima década.
Lembramos que, no ano passado, a Audi decidiu “reinventar” sua lógica de nomes e substituiu o A4 como o conhecíamos. A ideia era usar números ímpares para modelos a combustão e pares para elétricos — um plano tão confuso quanto desnecessário, que não durou muito. O fato é que o A4 acabou ficando pelo caminho nessa reorganização. Agora, a marca tenta corrigir o rumo e traz o nome de volta em uma nova fase, desta vez totalmente elétrica.
48
Fonte: Audi
Segundo Döllner, o novo A4 fará parte da “maior transformação da história da empresa”. Ele reconheceu que a Audi “perdeu o rumo nos últimos anos” e afirmou que a nova geração do sedã será um marco dessa virada. O modelo fará parte da nova estratégia de design e engenharia da marca, já antecipada pelo Concept C, apresentado recentemente como um manifesto visual do futuro da Audi.
A nova geração do A4 será construída sobre a futura Plataforma de Sistemas Escaláveis (SSP), desenvolvida pelo Grupo Volkswagen, que também servirá de base para outros veículos do conglomerado, como o futuro VW Golf elétrico. No entanto, a arquitetura ainda está em desenvolvimento e só deve estrear em 2028, o que significa que o A4 elétrico ainda vai demorar alguns anos para chegar às ruas.

10
Fonte: Audi
Atualmente, a Audi utiliza diferentes plataformas para seus elétricos: a Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida em conjunto com a Porsche, serve de base para o A6 e Q6 e-tron; a MEB, também do grupo VW, é usada no Q4 e-tron; e a J1, da Porsche, sustenta o e-tron GT. A SSP será o próximo passo e também o primeiro fruto direto da colaboração entre o Grupo Volkswagen e a Rivian, focada em carros com arquitetura totalmente definida por software.
O A4 chegará, portanto, um pouco depois das rivais diretas. A BMW lançará o novo i3 (sedã elétrico baseado na Série 3) e a Mercedes-Benz prepara o Classe C EV, ambos previstos para o próximo ano. A aposta da Audi é que, ao esperar pela plataforma SSP, conseguirá entregar um produto mais tecnológico e competitivo, com ênfase em conectividade e eficiência.

18
Fonte: Audi
De acordo com Döllner, o novo A4 elétrico será fortemente inspirado no Concept C, o que indica um visual mais ousado que o dos atuais modelos da marca. O executivo também prometeu um interior mais sofisticado, retomando o padrão de acabamento que consagrou os carros da Audi nos anos 2000 e 2010.
O A4 é uma das nomenclaturas mais tradicionais da marca. Lançado em 1994 como sucessor do Audi 80, tornou-se o principal rival de BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C por quase três décadas. Já o A5, criado em 2007, nasceu como cupê e mais tarde ganhou a versão Sportback, que acabou substituindo o A4 na linha atual.
O retorno do A4 em formato elétrico marca uma nova fase para a Audi, que tenta reencontrar seu caminho em meio à transição para os carros elétricos. A marca quer recuperar relevância no segmento que ajudou a moldar e usar o A4 como símbolo dessa retomada. Ainda assim, segundo o próprio Döllner, “trazer de volta um A4 realmente competitivo ainda vai levar tempo.”
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com