A Audi estreou na China uma marca própria, escrita em letras maiúsculas, e seu primeiro modelo já é um sucesso imediato. O E5 Sportback, que não traz o clássico logo das Quatro Argolas, registrou mais de 10 mil pedidos em apenas meia hora. O modelo é fruto de uma parceria local com a SAIC e é produzido na fábrica da SAIC-Volkswagen em Anting, na região de Xangai (CHN), sendo exclusivo para o maior mercado automotivo do mundo.
Ralf Brandstätter, membro do conselho da VW responsável pela China, descreveu a reação ao E5 Sportback como “imensamente positiva” após a abertura das reservas. Segundo post no Weibo, 10.153 pedidos foram registrados em 30 minutos. A nova marca chinesa venderá apenas veículos elétricos, com pelo menos dois modelos adicionais previstos para os próximos anos, incluindo uma perua de grande porte que ficará entre os modelos A5 Avant e A6 Avant em comprimento.
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Fonte: Audi
Para o público externo, o E5 Sportback impressiona pelo preço acessível. A versão de entrada custa o equivalente a R$ 175.560 (US$ 33.000) e combina um motor traseiro único com bateria de 76 kWh, entregando 295 cv e autonomia de 618 km segundo o ciclo CLTC.
A versão topo de linha, com tração elétrica integral Quattro e dois motores, entrega 776 cv e usa uma bateria de 100 kWh, mas ainda custa apenas R$ 238.900 (US$ 45.000). Nessa configuração, o E5 Sportback atinge 647 km de autonomia e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos.

Foto de: Audi
Apesar do preço competitivo, a marca não economizou em equipamentos. O E5 Sportback traz direção nas quatro rodas, suspensão a ar adaptativa, carregamento de 800 volts e até mesmo um sistema LiDAR. O interior é dominado por uma tela 4K de 27″ de ponta a ponta, acompanhada por telas laterais para as câmeras, conforme o gosto do público local.
O design minimalista e o interior centrado em telas diferenciam o E5 Sportback dos modelos globais da Audi. Sem as letras maiúsculas, seria difícil reconhecê-lo como um Audi tradicional. Pode não ser o mais bonito, mas ao menos foge do padrão SUV.

Foto de: Audi
Criar uma marca separada é uma estratégia ousada do Grupo Volkswagen. Segundo Brandstätter, a AUDI busca atingir “novos grupos de clientes na China que não alcançávamos com as Quatro Argolas”. A resposta inicial foi forte, mas no competitivo mercado chinês de EVs, só o tempo dirá se a marca conseguirá se consolidar.
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Ralf Brandstätter / LinkedIn