Um dos modelos mais importantes dentro da gama atual da Audi, o Q3 acaba de chegar em sua terceira geração. Agora pouco maior e mais tecnológico, o SUV será responsável por estrear alguns sistemas e comodidades dentro do portfólio da alemã.
Mas quão grande foram as mudanças entre as duas últimas gerações? Comparamos as medidas, motorizações e os avanços (ou não) de cada geração para te contar como foi o salto entre eles.

Exterior
Apresentado neste primeiro momento somente em sua versão tradicional, deixando o Sportback para um futuro próximo, o novo Audi Q3 cresceu apenas 4 cm no comprimento, agora com 4,53 m. A altura (1,58 m) e a largura (1,86 m) foram mantidas, mas o SUV parece mais imponente graças ao novo desenho frontal. O entre-eixos de 2.678 mm é praticamente o mesmo também. A grade Singleframe está mais larga e horizontal, e os faróis passaram a ter dois níveis: luzes diurnas acima e conjuntos principais abaixo, com tecnologia LED Matrix de até 25.600 micro-LEDs por unidade.
Na traseira, o visual é marcado por uma faixa luminosa contínua es tradicionais anéis da Audi iluminados. O coeficiente aerodinâmico foi reduzido de 0,32 para 0,30 Cx. No perfil, o novo Q3 tem aparência mais alta e menos esguia que o antecessor, reforçada pelas rodas maiores e pneus mais largos: agora vão até 20” com largura de até 235 mm.


Interior
A cabine do Q3 2026 passa por uma reformulação total. Saem as tradicionais hastes atrás do volante; entram dois módulos fixos com sensores e botões táteis. O lado esquerdo agrupa as funções de luzes e limpadores de para-brisa, que agora contam com seletor giratório de intensidade e botões de acionamento. O lado direito funciona como seletor de marchas, liberando o console central.
O sistema multimídia combina o quadro de instrumentos digital de 11,9” e central de 12,8” sensível ao toque, ambos integrados em um único painel voltado para o motorista e em posição mais elevada. O software passa a ser Android, substituindo o antigo sistema originário da Audi.


A ergonomia também melhorou: há novos porta-copos, base de carregamento por indução refrigerada e duas portas USB. O acabamento e os materiais foram revistos, com promessa de maior qualidade após críticas à geração anterior. Outra novidade inédita no segmento é o uso de vidros acústicos nas janelas dianteiras, que contribuem para o silêncio a bordo.
Embora a base do porta-malas tenha caído de 530 para 488 litros, o Q3 2026 conta com banco traseiro deslizante e reclinável de série, permitindo variação de volume para até 575 litros sem rebatimento dos encostos. Com os bancos rebatidos, o espaço chega a 1.386 litros. A capacidade de reboque foi reduzida ligeiramente: de 2.200 kg na geração anterior para 2.100 kg.


Motorização
Pelo menos na Europa, assim como acontecia com seu antecessor, o novo Audi Q3 também está disponível com um motor a gasolina e um híbrido leve, mas agora há também um propulsor do tipo PHEV.
A gama começa com o motor 1.5 TFSI de 150 cv e 25,5 kgfm, com sistema híbrido leve, desativação de cilindros e câmbio automatizado S tronic de sete marchas. Essa mesma motorização já equipava a geração anterior, também com tração dianteira.

Foto de: Audi
Subindo na linha, estão os dois 2.0 TFSI com tração integral quattro de série. O primeiro entrega 204 cv e 32,6 kgfm, enquanto o mais potente gera 265 cv e 40,8 kgfm. Ambos também utilizam o câmbio automatizado de sete velocidades. Na geração passada, os motores 2.0 rendiam 190 e 245 cv, respectivamente.
A principal novidade é o Q3 e-hybrid, versão híbrida plug-in com potência combinada de 272 cv e 40,8 kgfm. O conjunto utiliza o mesmo sistema presente no A3 e no VW Golf GTE, com motor 1.5 turbo e propulsor elétrico, alimentados por uma bateria de 25,7 kWh (19,7 kWh líquidos). A autonomia em modo 100% elétrico pode chegar a 120 km no ciclo WLTP, e o carregamento rápido chega a 50 kW em corrente contínua, permitindo recarga de 10% a 80% em menos de 30 minutos. A tração é dianteira e o câmbio, um automático de seis marchas.

Quem virou dúvida é o RS Q3 com motor 2.5 de cinco cilindros e 400 cv, graças às novas regras de emissão de poluentes mais restritivas no mercado europeu e em outras partes do mundo. Desta forma, a próxima fornada do SUV em sua versão esportiva deverá contar com um trem de força mais amigo do meio ambiente, possivelmente com algum tipo de eletrificação.
Chega quando?
A Audi lançará o novo Q3 na Europa em setembro, com preços na Alemanha com preços partindo de € 44.600 (R$ 284.637) para o modelo 1.5 turbo a gasolina. A marca ainda não confirmou data para a chegada da nova geração para o Brasil, mas pela importância, pode ser uma das principais novidades em 2026.