A Audi revelará nesta terça-feira (2) um novo carro esportivo e a primeira imagem vazou. A expectativa já havia sido criada quando a Audi mencionou que apresentaria um novo carro esportivo em uma entrevista à revista alemã Bild há pouco mais de um mês. O CEO Gernot Döllner o descreveu como o “Momento TT 2.0” para Ingolstadt, esperando que tenha o mesmo impacto que o original Tourist Trophy teve nos anos 1990. No entanto, alguns apontam que não será um substituto direto do TT e nem um novo R8.
Então, o que é? Um “carro esportivo altamente emocional” posicionado entre o TT e o R8. Ao contrário de seus antecessores, este novo modelo de desempenho será totalmente elétrico. A Audi lançou uma campanha de teaser nas redes sociais, embora não tenha mostrado um único detalhe do conceito misterioso. O que foi revelado é a inspiração do design, e não se trata apenas do TT.
O conceito Avus, destacado na nossa série Concept We Forgot, é um ponto de referência. Aquele R8 antes do R8 era um verdadeiro supercarro em espírito, mesmo que o motor W-12 atrás dos bancos fosse apenas para mostrar. Envolto em uma carroceria de alumínio, estreou no Salão do Automóvel de Tóquio em 1991 com mais de 500 cavalos de potência enviados para uma tração Quattro e um câmbio manual de seis marchas.
A Audi também volta um pouco mais longe, mais precisamente à era Auto Union. Especificamente, aos carros de corrida Type C e Type D com seus motores supercharged V-16 e V-12, que dominaram as corridas em meados da década de 1930. Pilotos lendários como Tazio Nuvolari e Bernd Rosemeyer os conduziram à glória, mais tarde celebrados pela Audi com conceitos homônimos.
23
O que une tudo isso ao novo conceito da Audi? O próximo carro elétrico esportivo é tem como missão buscar “clareza” com um design atual e descomplicado. Parece adotar uma abordagem de “menos é mais”, abandonando o estilo complicado de hoje por algo mais limpo. Espera-se que seja maior que um TT, mas menor que um R8, com proporções semelhantes a um motor central e provavelmente uma silhueta de cupê.
Admitimos que carros-conceito raramente nos empolgam hoje em dia, especialmente os elétricos, mas o chefe da Audi insiste que este chegará à produção. O carro elétrico esportivo pronto para as ruas estreará dentro de dois anos, após a aparição pública do conceito no IAA Mobility Show (Salão de Munique) deste mês. De acordo com Döllner, o modelo incorporará o “novo Audi”, não apenas com um estilo atual, mas também com hardware nunca antes usado pela marca.
No interior, espera-se que os materiais sejam um passo à frente dos modelos atuais da Audi. Oscar da Silva Martins, Chefe de Comunicação de Produto e Tecnologia da Audi, admitiu ao Motor1 Alemanha que a qualidade caiu: “Certamente já fomos melhores em termos de qualidade no passado, mas chegaremos lá novamente.”
Uma questão não respondida é se o novo modelo de duas portas da Audi compartilhará sua base com os próximos VEs Boxster/Cayman da Porsche. Desenvolver duas plataformas separadas para carros esportivos de nicho seria caro, enquanto um programa conjunto ajudaria o Grupo Volkswagen a alcançar economias de escala. Quanto aos motores a combustão, as regras de emissões mais rigorosas na Europa praticamente os descartam. Hoje em dia, é complicado desenvolver motores a gasolina potentes que cumpram a legislação draconiana da UE.
Mesmo assim, tanto a Audi quanto a Porsche recentemente reduziram suas metas ambiciosas para VEs, reconhecendo que a transição levará mais tempo do que o planejado. Isso significa que Ingolstadt e Zuffenhausen continuarão a construir modelos a combustão também na próxima década.