Revelado em julho, o novo Chevrolet Onix 2026 já está passando por algumas mudanças para o hatch . Desde o lançamento, o Governo Federal anunciou o Programa Carro Sustentável, zerando o IPI para carros mais eficientes e menos poluentes fabricados no Brasil. E isso afetou os valores cobrados em algumas versões do modelo.
No caso do Onix hatch 2026, as versões afetadas foram as 1.0 MT, Turbo MT e Turbo AT. O Onix 1.0 MT caiu de R$ 102.990 para R$ 99.990. A Turbo MT passou de R$ 107.990 para R$ 107.290, enquanto a Turbo AT foi de R$ 112.990 para R$ 122.290. As demais versões do hatch mantiveram os valores do lançamento. O sedã Onix Plus não teve alterações, apesar de ter o mesmo conjunto mecânico.
8
Fonte: Chevrolet
O Chevrolet Onix 2026 segue com duas opções de motorização. A 1.0 MT sai de fábrica com o 1.0 aspirado flex de três cilindros com até 82 cv de potência e 10,6 kgfm de torque, sendo atrelado a uma transmissão manual de 6 marchas. É o mesmo câmbio do motor da Turbo MT, mas ela já emprega o 1.0 turbo flex de três cilindros com até 115,5 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. A partir da Turbo AT, o câmbio passa a ser automático de 6 velocidades.
Marca dobra aposta na correia banhada a óleo
Em evento com a imprensa, a Chevrolet deu mais informações sobre a polêmica envolvendo a correia dentada banhada a óleo que equipa os motores 1.0 e 1.0 turbo de três cilindros. Relatos de usuários nas redes sociais mostravam que a peça poderia se degradar, soltando detritos no óleo e, eventualmente, obstruir a passagem de lubrificante, o que acarreta na perda do propulsor.
Segundo a marca, a família de motores de três cilindros também é oferecida nos EUA em diferentes modelos, cilindradas e faixas de potência sem nenhum registro de problemas. No Brasil, foi registrado um caso de quebra a cada 48 carros. Todos envolvendo o Onix e todos tinham algum problema, seja por óleo lubrificante adulterado ou por falta de manutenção preventiva.

Novo Chevrolet Onix 2026 – fotos oficiais
Foto de: Chevrolet
Como forma de responder à polêmica, a Chevrolet reativará a garantia dos carros com correia banhada a óleo, independente do modelo. Basta levar o carro à concessionária para verificação da peça e o carro volta a ter a garantia de motor até 240.000 km.
No caso dos Onix 2026, a marca aplicou uma nova geração da correia dentada banhada a óleo, com nova formulação química e mais resistentes a contaminantes presentes em óleos de baixa qualidade ou fora de especificação. A garantia da peça também é de 240.000 km.