Desde dezembro, já sabíamos que a Ford planejava trazer o Everest para o mercado argentino. Em maio, as reservas foram iniciadas e, agora, o SUV de sete lugares derivado da Ranger desembarca oficialmente no país vizinho. Com base de picape e 7 lugares, fica claro que a marca busca competir com Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport.
Vale lembrar que, para o mercado da Argentina, o Ford Everest chega importado da Tailândia. No entanto, seu visual dianteiro é exatamente o mesmo da Ranger fabricada por lá. O SUV se diferencia pelo teto mais longo e, na traseira, pela iluminação interligada. O novo Ford Everest ainda não teve o preço confirmado, mas é comercializado no país vizinho sempre na versão Titanium.
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Fonte: Ford
Por dentro, traz praticamente a mesma cabine da Ranger. Entre os principais itens de série, teto solar com abertura elétrica, aquecimento de bancos, ajuste elétrico dos bancos dianteiros, rebatimento elétrico da terceira fileira, ar-condicionado automático de duas zonas com saídas de ar para as três fileiras, iluminação ambiente, porta-malas com abertura e fechamento elétricos, retrovisor interno fotocrômico, painel de instrumentos digital com tela de 8″, multimídia SYNC 4 com tela de 12″ e tomada convencional para até 220V. As rodas são de 20″ e contam com pneus na medida 255/55 R20.
Em termos de segurança, o Ford Everest traz de série monitor de ponto cego, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, assistente de subida e descida em rampa, alerta de tráfego cruzado, farol alto automático, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré, sensor de chuva e controle de cruzeiro.

Ford Everest é lançado na Argentina
Foto de: Ford
Ford Everest: mecânica e medidas
Talvez este seja o ponto mais polêmico do novo Ford Everest. Importado da Tailândia, é equipado sempre com um propulsor 2.3 turbo a gasolina da linha Ecoboost desenvolvendo 300 cv de potência e 45,5 kgfm de torque, nada de opção a diesel como nos rivais. A transmissão é sempre automática de 10 marchas e a tração é 4×4 com caixa de redução divorciada. Para o mercado argentino, a Ford declara um consumo urbano de 8,3 km/l e um rodoviário de 13 km/l, culminando em um consumo combinado de 10,7 km/l.
Medida | Ford Everest Titanium |
Comprimento | 4.914 mm |
Largura | 1.923 mm |
Altura | 1.841 mm |
Distância entre eixos | 2.900 mm |
Altura livre do solo | 226 mm |
Ângulo de entrada | 30,2° |
Ângulo de saída | 25° |
Ângulo central | 21,9° |
Capacidade de imersão | 800 mm |
Capacidade do porta-malas | 259 L (7 lug.) / 898 L (5 lug.) / 1.823 L (com as duas fileiras traseiras rebatidas) |
Peso em ordem de marcha | 2.401 kg |
Everest no Brasil?
Por aqui, o lançamento do Everest também é bastante cogitado, mas ainda não há confirmação por parte da Ford. Importá-lo da Tailândia com motor a gasolina não parece ser a melhor estratégia para nosso mercado, que prefere mecânicas a diesel. Ventila-se a ideia de produzir o SUV na Argentina, na mesma linha de montagem da Ranger. Isso poderia facilitar a chegada do SUV por aqui.