Visto novamente nas ruas, o protótipo da nova geração do Hyundai HB20 apareceu rodando pela “Serra das Calotas”, na região de Ubatuba (SP) que liga o litoral norte à região do Vale do paraíba (SP). O mais recente flagra dos colegas do @placaverde, porém, pode indicar até o que podemos esperar da nova geração do Chevrolet Onix.
Anunciado em agosto, o acordo entre Hyundai e General Motors criou muitas expectativas no setor automotivo. Com o grupo norte-america ficando responsável pelos veículos maiores, como picapes, a marca coreana assumirá justamente os carros de maior volume, caso dos compactos e SUVs. A unidade flagrada pode dar origem aos futuros “gêmeos” HB20 e Onix, tanto em carroceria hatch quando sedã.
91
O trajeto indica que a montadora vem testando o carro no Vale do Paraíba, principalmente em Campos do Jordão, cidade que possui a maior altitude do estado (1.628 m) e costuma registrar temperaturas mais baixas do que o resto de São Paulo.
Pelo que já podemos observar do carro das fotos, uma das maiores críticas da atual geração finalmente deve ser resolvida. No caso, falamos de seu espaço interno. O HB20 atual, vale lembrar, é um dos menores de seu segmento, tendo apenas 2.530 mm de entre eixos. A largura também parece mais generosa, enquanto as proporções gerais parecem seguir a tendência dos Hyundai atuais com linhas mais quadradas.

Foto de: @placaverde
Um protótipo similar, vale lembrar, foi visto há alguns meses pelo portal Kindelauto rodando na Coreia do Sul, onde foi cotado como nova geração do I20, o primo europeu do nosso HB20. Também não será surpresa se o modelo for unificado com seu primo nesta geração.
Nos últimos anos, a Hyundai deixou de oferecer o Accent na maioria dos mercados em que atuava e passou a exportar a atual geração do HB20 para outras regiões. Com regras cada vez mais rígidas de segurança e emissões, não há mais justificativa para que tenhamos um carro feito unicamente para o mercado interno.

5
Fonte: @placaverde
Hatch pode indicar futuro do Onix
E por falar em união, como o acordo entre Hyundai e General Motors cita justamente compactos, há muitos indícios de que o futuro da família Onix e Tracker dependerá do novo HB20. Os Chevrolet Onix, Tracker e Montana hoje estão na plataforma GEM, desenvolvida em parceria com a SAIC na China. Por lá, é esperada uma reestruturação desta joint venture pelas baixas vendas e com foco em modelos mais refinados.
Sem a China, o custo de desenvolvimento de novas gerações é mais alto para a General Motors, principalmente de modelos que não são vendidos nos Estados Unidos e na Europa. Ao mesmo tempo, a cobrança pela eletrificação é cada vez maior, principalmente no Brasil, além de pontos como tecnologia embarcada, segurança e até mesmo o impacto ambiental de produção e descarte. É aqui que a Hyundai vai entrar.

Foto de: Jason Vogel

Foto de: Motor1.com
O desenvolvimento da família de compactos ficará com a Hyundai, mas não significa que terá um Onix com cara de HB20 apenas com logo trocado. O comunicado deixa claro que ambos compartilharão plataforma e alguns componentes, mas o design interno e externo ficará a cargo de cada empresa, com seu respectivo DNA – fica em questão sobre a mecânica, principalmente híbrida, se serão compartilhadas ou cada uma terá a sua.
Nada foi dito sobre os sedãs Onix Plus e HB20S, tampouco sobre SUVs menores. A expectativa é de que a parceria alcance 800 mil veículos por ano quando todo o portfólio estiver consolidado. Esses arranjos, no entanto, nem sempre foram bem-sucedidos. Ainda assim, GM e Hyundai estão confiantes: compartilhar processos de desenvolvimento e produção pode significar economias de milhões de dólares em custos industriais.