O grupo Stellantis parece finalmente ter acordado para o mercado que mais importa para suas marcas americanas. Desde a saída de Carlos Tavares, em dezembro de 2024, a dona de Fiat, Jeep e Ram vem revisando praticamente tudo o que ele fez – e, curiosamente, um dos primeiros frutos dessa “nova fase” é um motor que os norte-americanos chamam de downzising. Só que, nesse caso, o “pequeno” tem 328 cv.
O novo powertrain estreia no Jeep Grand Cherokee 2026, prometendo manter o desempenho dos antigos V6, mas com consumo mais baixo e uma boa dose de tecnologia nova. Feito na fábrica da Stellantis em Dundee, Michigan (EUA), o conjunto combina o que há de mais moderno em combustão e eletrificação. Ele já nasce pronto para integrar sistemas híbridos plug-in e pode, no futuro, equipar também modelos da Alfa Romeo e Dodge, mostrando que o projeto vai muito além da Jeep.
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Fonte: Jeep
| Especificação | Detalhe técnico |
| Deslocamento | 1.995 cm³ |
| Configuração | 4 cilindros em linha |
| Potência máxima | 328 cv a 6.000 rpm |
| Torque máximo | 46 kgfm entre 3.000 e 4.500 rpm |
| Taxa de compressão | 12:1 |
| Combustível | Gasolina comum (87 octanas) |
| Ciclo de combustão | Miller |
| Sistema de ignição | TJI (Turbulent Jet Ignition) |
| Injeção de combustível | Direta e indireta |
| Turboalimentação | Geometria variável, até 2,4 bar de pressão |
| Intercooler | Líquido-ar |
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Foco também na eficiência
Entre as inovações do propulsor estão o sistema TJI (Turbulent Jet Ignition), derivado do automobilismo, que utiliza uma pequena pré-câmara em cada cilindro para gerar jatos turbulentos e otimizar a combustão. O resultado é uma queima mais eficiente, rápida e limpa. O ciclo Miller também faz parte do pacote, antecipando o fechamento das válvulas de admissão e elevando a taxa de compressão para 12:1, operando com gasolina comum.
O novo conjunto utiliza injeção direta e indireta, um turbo de geometria variável com pressão de até 2,4 bar e intercooler líquido-ar. Cerca de 90% do torque máximo está disponível entre 2.600 e 5.600 rpm, garantindo força plena e entrega linear.

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E aqui?
Mais importante do que sua chegada ao Grand Cherokee, porém, é a possibilidade de que esse mesmo conjunto acabe aparecendo em algum momento também nos Compass, Commander e na picape Rampage vendidos no Brasil. Por aqui, o motor foi lançado em abril de 2024, ocupando o topo da gama com 272 cv e 40,8 kgfm de torque, além de bloco e cabeçote de alumínio, injeção direta e duplo comando variável de válvulas.
Há rumores de que ele possa se tornar flex em breve, mas com as novas regras de emissões e a tendência de modularidade dentro da Stellantis, não seria surpresa se a próxima geração desses modelos já adotasse a nova versão aprimorada do powertrain que estreia agora nos Estados Unidos.
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