No ano passado, o Porsche 911 Carrera GTS tornou-se híbrido em busca de mais potência sem aumentar as emissões. Agora, o todo-poderoso Turbo está fazendo o mesmo – e os efeitos são profundos.
Com 710 cavalos de potência, um tempo de 0 a 100 km/h de 2,4 segundos e um tempo de volta em Nürburgring Nordschleife (ALE) 14 segundos mais rápido que seu antecessor, o novo Porsche 911 Turbo S 2026 – que estreia no Salão do Automóvel de Munique (ALE) – é um monstro absoluto.
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Fonte: Porsche
Desempenho: Potência híbrida biturbo
O novo 992.2 Turbo S usa o mesmo sistema básico “T-Hybrid” do Carrera GTS. Há uma bateria de íons de lítio de 1,9 quilowatt-hora e 400 Volts no porta-malas – o mesmo local da bateria de 12 Volts dos 911 não híbridos – e um motor elétrico entre o motor e a transmissão PDK de dupla embreagem e oito velocidades. Mas, enquanto GTS usa um novo motor boxer de 3,6 litros com um único turbocompressor elétrico, o novo Turbo S recebe um adicional, tornando-se biturbo.
Esses turbocompressores elétricos têm um motor no eixo que conecta a turbina e o compressor, e eles podem girar o turbo quase instantaneamente. Os motores também eliminam a necessidade de uma válvula de escape (waste gate), em vez disso, freiam o turbo e coletam essa energia desperdiçada para voltar à bateria ou ser direcionada ao motor de tração. É o mesmo motor que a Porsche usa para o turbocompressor do GTS, mas as pás de turbina do Turbo S são um pouco menores.

Foto a: Porsche

Foto a: Porsche

Foto a: Porsche
A potência total do sistema é de 710 cv, que atinge o pico entre 6.750 e 7.000 rpm, e 81,6 kgfm de torque entre 2.300 e 6.000 rpm. Isso representa 62 cv a mais do que o Turbo S anterior, enquanto o torque permanece o mesmo. Isso faz do novo Turbo S o 911 de rua mais potente de todos os tempos, mais potente até do que o antigo GT2 RS, que produzia 700 cv.
Como sempre no Turbo S, a tração é nas quatro rodas. Esse novo modelo também recebe a versão mais recente do Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC), barras estabilizadoras ajustáveis, que operam a partir do sistema de 400 Volts para uma resposta mais rápida.
De série, o comprador também recebe freios de carbono-cerâmica com discos de 16,5″ na dianteira e de 16,1″ na traseira, além de um novo material de pastilhas. Um novo escapamento esportivo com silenciador e ponteiras de escapamento de titânio também são de série.

Foto a: Porsche
O novo Turbo S recebe pneus traseiros ligeiramente mais largos, 325/30 em vez de 315/30. Assim como no Carrera GTS, o aumento na largura provavelmente é para lidar com a potência extra e o maior peso do sistema híbrido na traseira. Os pneus dianteiros permanecem 255/30 e o Turbo S recebe para-lamas mais largos, seguindo a grande tradição do 911 Turbo.
Esse novo carro também recebe alguns ajustes aerodinâmicos. As grades ativas na dianteira podem ser abertas quando o resfriamento for necessário, mas podem ser fechadas para melhorar a aerodinâmica. Há também um difusor dianteiro ativo para trabalhar em conjunto com o spliter e a asa traseira. A Porsche afirma que as melhorias representam uma redução de 10% no coeficiente de arrasto com a aerodinâmica em sua configuração mais eficiente.

Porsche 911 Turbo S híbrido (ao vivo da Alemanha)
Foto de: Motor1 Brasil
Visualmente, o novo Turbo S se distingue pelos detalhes externos e internos em Turbonite, um novo tom de marrom/cinza que a Porsche criou para os modelos Turbo. Há também um novo design de roda com trava central.
Embora o Turbo S venha muito bem equipado de série, por ser um Porsche, ele ainda é incrivelmente personalizável. Uma nova opção são os braços do limpador de para-brisa em fibra de carbono. Sim, você não leu errado.

Foto a: Porsche
No entanto, todas essas novidades têm uma consequência: peso e potência. A Porsche diz que o cupê Turbo S pesa 1.737 kg, 82 kg a mais que seu antecessor. A Porsche se apressou para apontar que seu tempo de 7:03,92 em Nürburgring é uma grande melhoria em relação ao tempo do antigo Turbo S e que o ganho de peso é relativamente baixo para um carro híbrido.
Depois, há o preço divulgado para o mercado dos EUA. O cupê Turbo S custa a partir de US$ 272.650 (R$ 1.471.273), enquanto o Cabriolet custa US$ 286.650 (R$ 1.546.820). Isso representa um aumento de mais de US$ 30.000 (R$ 168 mil) em relação aos modelos Turbo S anteriores. Esse é o preço que você terá que pagar pelo 911 mais potente e com a mais alta tecnologia até hoje.