Search
Close this search box.
  • Home
  • Análise
  • Novo Porsche Cayenne elétrico terá sons fake de V8

Novo Porsche Cayenne elétrico terá sons fake de V8

A alemã Porsche não é exatamente o tipo de fabricante que se baseia em seu passado para desenvolver carros do futuro. O esportivo 911 até pode ter a mesma aparência de 62 anos atrás, mas a empresa é normalmente muito voltada para o futuro quando se trata de tecnologia. E é por isso que ficamos surpresos ao saber que o futuro Cayenne elétrico usará ruídos falsos de V-8.

A informação foi confirmada pela revista britânica Autocar, que andou em um protótipo do modelo durante o Festival de Velocidade de Goodwood. Segundo a publicação, o SUV emitiu um som vindo de alto-falantes que simula um “motor V8 genuíno da Porsche”. Isso contrasta com o que a marca fez até aqui em seus elétricos: tanto Taycan quanto o novo Macan elétrico têm trilhas sonoras próprias, criadas para destacar o caráter futurista dos modelos e não remeter a motores a combustão.

Ainda segundo a Autocar, o Cayenne EV não traz, ao menos por enquanto, simulação de trocas de marcha, como já fazem Hyundai Ioniq 5 N e Kia EV6 GT. Ou seja, o rugido artificial do V8 não acompanha a progressão em “marchas falsas”, recurso usado para intensificar o envolvimento ao dirigir em alguns esportivos elétricos.

Mais curioso ainda é que essa decisão parece contradizer falas recentes da própria marca. Em 2024, Lars Kern, piloto de testes da Porsche, declarou à imprensa australiana que simulações de marchas e sons de motor eram recursos descartados. “O motor elétrico é melhor do que um motor de combustão interna, então achamos que não há motivo para simular o que foi no passado”, disse Kern, na época. As palavras não deixaram margem para interpretações – mas o protótipo do Cayenne mostra que algo mudou.



Porsche Cayenne Electric atrai reboques de carros clássicos

Foto de: Porsche

Essa mudança pode ser reflexo de um dilema vivido por várias montadoras de luxo e esportivos: como manter a identidade emocional de suas marcas na era elétrica? Para uma empresa como a Porsche, cujo DNA está fortemente associado à experiência sensorial da condução, como som, vibração, e resposta, é compreensível buscar alternativas que não rompam completamente com o passado. O desafio está em encontrar o equilíbrio entre memória e inovação.

Por enquanto, a Porsche não confirmou se o sistema de som sintético do Cayenne EV será opcional, configurável ou fixo. Também não há detalhes sobre a forma como ele será integrado à experiência de condução, nem se outras versões do modelo terão abordagens diferentes. A estreia do SUV está prevista para 2026, e até lá muita coisa ainda pode mudar.



Porsche Cayenne Electric atrai reboques de carros clássicos

Foto de: Porsche

Seja como for, o uso de um ronco de V8 em um modelo totalmente elétrico abre margem para novas especulações. Se a marca já topa revisitar o passado sonoro, por que não considerar também transmissões virtuais?

Para muitos entusiastas, um futuro 718 elétrico com som de Carrera GT e trocas de marcha simuladas seria mais do que bem-vindo, atuando como a ponte entre duas eras. Talvez seja cedo para dizer que a Porsche mudou de ideia. Mas é seguro afirmar que ela está, ao menos, reconsiderando.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…