Lançada há apenas alguns dias, a nova geração do Q3 foi revelada em sua versão topo de linha, algo comum quando um novo modelo é apresentado. Mas em sua terra natal, na Alemanha, o SUV médio já pode ser configurado em todas as suas opções, inclusive a mais básica delas. Como é possível ver nas capturas de telas que fizemos do site oficial da marca, ele parece bem menos sofisticado do que as imagens de imprensa divulgadas alguns dias atrás.
Partindo de € 44,600 (R$ 287,2 mil), a opção conta com visual bem mais franciscano do que a vista nas imagens de divulgação. O novo Q3 2026 sai de série com rodas de 17″ e pneus 235/60, que parecem um tanto pequenas comparadas com as de 20″ da versão S Line. Os faróis da opção básica ainda são full LED, mas seus elementos internos são bem mais simples, sem o conjunto Matrix da versão de topo.
3
Fonte: Audi
Na traseira, o Q3 de entrada possui lanternas traseiras simples que dispensam a tecnologia OLED e a barra de luz integrada. O logo das quatro argolas também não acende. O padrão de colmeia no para-choque traseiro das versões superiores também foi removido, deixando uma abundância de plástico.

Modelo base do Audi Q3 2026
Foto de: Audi

Foto de: Audi
Pelo menos não há ponteiras de escapamento falsas, já que a Audi prometeu usar as verdadeiras daqui para frente, reconhecendo a desaprovação generalizada das falsas. No entanto, o novo Q3 esconde a ponta do escapamento sob o para-choque, embora imaginemos que as futuras versões SQ3 e RS Q3 exibirão as suas.
Não surpreende que o interior também deixa de lado detalhes metálicos e o sistema de iluminação ambiente, sendo totalmente escurecido. Os bancos, por sua vez, são de tecido, mas pelo menos o traseiro mantém a divisão 40:20:40, mesmo na configuração mais básica.

Modelo base do Audi Q3 2026
Foto de: Audi

Foto de: Audi
Na parte de telas, a Audi equipa todas as versões do Q3 com o mesmo painel digital de 11,9″ e sistema multimídia de 12,8″, então nada de telas menores ou plásticos no lugar. No entanto, as bordas são muito mais espessas do que esperaríamos para um carro de 2025.
Novidade nesta geração do Q3, o SUV agora conta com uma haste unificada desenvolvida no lado esquerdo que lida com os controles do limpador de para-brisa e dos sinais de direção, posicionada acima de uma haste separada para o controle de cruzeiro adaptativo.

Modelo base do Audi Q3 2026
Foto de: Audi

Foto de: Audi
Neste ponto, você provavelmente está se perguntando: por que a mudança? Isso permitiu que o console central fosse reorganizado, criando espaço para um par de porta-copos. Uma tampa deslizante agora oculta duas portas USB-C e uma base de carregamento indutivo resfriada de 15 Watts. Pode levar algum tempo para se acostumar com o que a Audi chama de “nova unidade de controle do volante”. A alemã, entretanto, insiste que isso não mudou o sistema apenas por mudar
A Audi lançará o novo Q3 na Europa em setembro. A marca ainda não confirmou data para a chegada da nova geração para o Brasil.