Revelada oficialmente durante o Salão de Munique (ALE) 2025, a renovação do Renault Clio vem chamando atenção pelo visual bem mais agressivo e esportivo. A marca francesa adotou uma linguagem de design bem ousada para dar sobrevida ao seu hatch mais famoso, que ainda continuará em linha enquanto houver demanda por modelos a combustão.
Mas não foi só por fora que o Clio mudou. A cabine passou por uma transformação completa e agora adota o mesmo padrão tecnológico presente nos modelos elétricos da fabricante, como o Mégane E-Tech e o novo Renault 5. O destaque vai para o conjunto de duas telas de 10,1″, levemente curvadas em direção ao motorista.
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Fonte: Motor1.com Deutschland
O volante é derivado dos irmãos maiores da marca, com novos comandos multifuncionais. Já a alavanca de câmbio saiu do console central e passou para uma haste localizada atrás do volante, liberando espaço útil entre os bancos.
A iluminação ambiente ganhou pontos estratégicos no painel e nas portas. Essa faixa de luz é configurável em 48 cores diferentes, cortesia do sistema Multi-Sense, que também permite personalizar modos de condução e a atmosfera interna do carro.
Na versão topo de linha Esprit Alpine, que tem tom levemente esportivado, o acabamento melhora ainda mais. O dashboard passa a contar agora com revestimento em Alcantara, e os apliques decorativos têm tratamento cromado com efeito visual que simula metal polido.
A francesa também elevou o padrão de sustentabilidade no uso de materiais. Os bancos utilizam tecidos reciclados com grafismos e costuras contrastantes, enquanto o painel incorpora até 50% de polipropileno reciclado. No caso da Esprit Alpine, o índice de materiais ambientalmente controlados chega a 33,7%, incluindo rodas de 18 polegadas com 50% de alumínio reciclado.

Novo Renault Clio, um detalhe do painel da porta
Foto de: Renault
O conforto foi aprimorado com superfícies macias ao toque e detalhes translúcidos com luz de fundo nos painéis das portas. A cabine mantém espaço para cinco ocupantes, agora com novos porta-trecos mais práticos, como o compartimento com tampa flexível no console, semelhante a uma capa de tablet.
A bordo, há ainda duas portas USB-C dianteiras, uma tomada traseira de 12V e, dependendo da versão, carregador sem fio para celular. São elementos pensados para tornar o dia a dia mais prático e atualizado.

Novo Renault Clio, o porta-malas
Foto de: Renault
O porta-malas preserva os 391 litros de capacidade, um dos maiores da categoria. A soleira de carga foi rebaixada em 40 mm, facilitando o acesso e a colocação de bagagens mesmo sem mudanças no volume total.

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Fonte: Renault
E no Brasil?
Por aqui, o Renault Clio deu seu adeus ainda na década passada, após passar anos em sua segunda geração e com posicionamento de carro de entrada. Na época, a francesa o substituiu indiretamente pelo Sandero, nas versões mais equipadas, e pelo Kwid, como carro de entrada.
Nesse meio-tempo, a marca decidiu não contar mais com modelos vindos da Dacia em seu portfólio nacional, voltando a vender produtos mais refinados, como é o caso do Megane E-Tech. Já no andar de baixo, a marca decidiu abortar o lançamento do Sandero de terceira geração e investiu forte no desenvolvimento do Kardian, um SUV de entrada, deixando o Kwid como seu único hatch de entrada.

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Fonte: Motor1.com
O novo Clio, entretanto, pode ser um indicativo do que podemos esperar para a renovação de meio de ciclo do Kardian, daqui a alguns anos, apostando em uma cabine mais refinada. O Boreal, que será lançado até o fim de 2025, já adota muitas dessas soluções.