Lembra do Renault Logan? O sedã que ficou conhecido pelo espaço generoso e manutenção barata agora resolveu ficar mais sofisticado — mas só do outro lado do oceano. Fora do Brasil desde 2024, o modelo ressurgiu na Europa completamente renovado, com design mais elegante, interior moderno e até tecnologias que lembram o novo Renault Kardian.
Enquanto o nome desapareceu das concessionárias brasileiras, o Logan segue firme por lá, agora com a grife da Dacia, divisão romena de baixo custo da Renault. A nova linha 2026 marca uma virada de página: o carro que um dia simbolizou simplicidade e custo-benefício quer mostrar que também sabe ser refinado — sem perder a essência que o consagrou como um dos sedãs mais honestos do mercado.
18
Fonte: Dacia
O carro simples que virou referência de design e espaço
Apresentado pela primeira vez nos anos 2000, o Logan nasceu com uma missão clara: ser o carro acessível que cabia no orçamento e na garagem de qualquer família. Criado pela Dacia, braço romeno da Renault, o modelo virou símbolo de espaço e praticidade — sem luxo, mas com muito custo-benefício.
No Brasil, ele foi vendido entre 2009 e 2024, em duas gerações. Ganhou linhas mais suaves e um visual mais equilibrado, mas manteve o espírito descomplicado que o tornou popular. A concorrência com sedãs mais modernos e a decisão da Renault de reduzir a venda de modelos Dacia por aqui acabaram colocando fim à sua trajetória nacional após 17 anos.
Novo Logan 2026: mais moderno, tecnológico e europeu
No mercado europeu, entretanto, o sedã continua firme e forte, assim como o Sandero e o Stepway. Por lá, o modelo ganhou a mesma reestilização da linha 2026, acompanhando os derivados menores. Visualmente, o Dacia Logan adota a nova assinatura de luzes de LED da marca, em formato de “Y” invertido acima dos faróis, combinada à nova seção dianteira e à grade do radiador revisada.
Na traseira, o Logan também recebe novas lanternas de LED com efeito pixel, que enfatizam os contornos da carroceria. Novas cores metálicas, como Amarelo Âmbar e Arenito, passam a ser oferecidas, junto de rodas de liga leve redesenhadas ou conjuntos de aço com calotas. Dependendo da versão, há ainda antena shark e detalhes cromados discretos.

Foto de: Dacia
Cabine com mais conforto e tecnologia
O interior também recebeu leves modificações. Os assentos ganharam novos revestimentos de tecido na cor preta, enquanto as versões superiores adotam acabamento em material sintético. O painel e os forros de porta trazem inserções de tecido azul, e o volante foi redesenhado para oferecer melhor ergonomia e conforto ao dirigir.
O conforto e a segurança também evoluíram. O Logan pode ser equipado com faróis automáticos, câmera de visão múltipla para manobras e retrovisores externos com rebatimento elétrico. Essas funções são reunidas no pacote opcional Driving Pack.

Foto de: Dacia
Mais segurança e novos assistentes de condução
Além disso, o Logan atende aos padrões de segurança europeus mais recentes, incluindo o sistema de frenagem automática de emergência (Emergency Brake Assist), capaz de detectar veículos, pedestres, ciclistas e motociclistas em tráfego urbano e rodoviário. Um botão “My Safety” permite que o motorista ative rapidamente as configurações de ADAS de sua preferência.
Em termos de multimídia e conectividade, o sedã pode ser equipado com o sistema Media Display, com tela sensível ao toque de 10″ — o mesmo utilizado no brasileiro Kardian — e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Há ainda o Media Nav Live, com navegação online, informações de trânsito em tempo real e atualizações de mapas gratuitas por oito anos. Pela primeira vez, o Logan oferece carregamento sem fio para smartphones no console central.

Foto de: Dacia
O modelo também adota o sistema modular YouClip, que permite fixar acessórios como suportes para celular ou tablet, bolsas e cabides. São dois pontos de fixação de série: um no painel e outro na parte traseira do console central.
Motores mais eficientes e até opção a gás
Sob o capô, o novo Logan oferece três opções de motorização na Europa:
-
TCe 100: motor 1.0 turbo de três cilindros com 100 cv e câmbio manual de seis marchas, substituindo o antigo 0.9 turbo.
-
Eco-G 120: motor 1.2 turbo de três cilindros, compatível com gasolina e GLP (gás liquefeito de petróleo), acoplado a câmbio automatizado de dupla embreagem. O tanque de gás passou de 40 para 49,6 litros, ampliando a autonomia em cerca de 20%.

Renault Boreal começa a ser produzido no Paraná
Foto de: Renault
No Brasil, Renault vai de Kardian e Boreal
Como se sabe, a família Sandero e Logan deu seu adeus definitivo no ano passado, com o fim da oferta do Stepway no país. Nesse meio-tempo, a marca decidiu não contar mais com modelos vindos da Dacia em seu portfólio nacional, voltando a vender produtos mais refinados, como é o caso do Megane E-Tech.
O cancelamento da atual geração do Sandero, no começo desta década, acabou gerando a criação de um carro local, o Kardian, deixando o Kwid como seu único hatch de entrada. O novo Sandero, entretanto, pode ser um indicativo do que podemos esperar para a renovação de meio de ciclo do Kardian, daqui a alguns anos, apostando em uma cabine mais tecnológica e tecnologia híbrida. O Boreal, que será lançado até o fim de 2025, já adotará muitas dessas soluções.