Já flagrado quase sem camuflagem rodando pela Europa, o Tera já tem chegada confirmada pela Volkswagen para o próximo dia 02 de março, durante o Desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, na Marquês de Sapucaí. O modelo será o SUV de entrada da marca no país e será feito na mesma plataforma MQB-A0 dos irmãos com Polo, T-Cross, Nivus e Virtus.
Nas imagens reveladas pela Volkswagen em seu release, é possível identificar um pouco mais das linhas finais do novo SUV. Desenhado pelo time de José Carlos Pavone, Head de Design da marca para toda a América, o Tera terá faróis e lanternas em LED.
3
Na parte dianteira, a assinatura do DRL é exclusiva, com iluminação fracionada, resultando em dois segmentos. Na parte traseira, as lanternas trazem a mesma solução de Nivus, T-Cross e o novo Tiguan europeu, com lanternas interligadas.
É possível ver também mais detalhes da coluna ‘C’ e o volume acima das caixas de roda: trata-se de uma nova escultura de design, que também diferencia o Tera do restante da linha VW. A roda diamantada, revelada em uma das imagens, traz desenho com cinco raios e parece ser de 16″ ou 17″.

Foto de: Volkswagen
Segundo JC Pavone “O Tera foge do padrão. É um carro muito especial, com muitos detalhes e todos eles pensados com carinho pelas áreas. Ele traz um design autêntico para uma plataforma já conhecida, tem uma escultura traseira linda, e vai ser algo bem diferente. Estou muito feliz com esse projeto. Desde o primeiro rabisco eu já espero por ele nas ruas, rodando nas avenidas e estradas por aí”.

Foto de: Motor1.com
Esquentando os tamborins
O Tera foi apresentado ao público oficialmente em setembro de 2024, quando fez sua primeira aparição, ainda com camuflagem especial, durante o Rock in Rio, no Rio de Janeiro. Por lá, ele foi revelado no estande Mundo VW e envolvido por uma redoma de LED glass, tecnologia que mesclava transparência e luminosidade com efeitos holográficos.
Na ocasião, curiosos tiveram a oportunidade de espiar o novo SUV por trás das placas de LED entre um show e outro do festival.

Foto de: Motor.es
VW Tera 2025 aparece sem camuflagem na Europa
Tera será o menor SUV da VW
Produzido na fábrica de Taubaté (SP) sob a base MQB A0, o novo SUV deverá ter porte na faixa dos 4 metros de comprimento, menor que T-Cross e Nivus, com entre-eixos de 2.566 mm — para comparação, Pulse e Kardian têm 2.532 mm e 2.604 mm, respectivamente.
Sob o capô, o motor 1.0 TSI, amplamente usado pela Volkswagen no Brasil, será a principal opção. Rumores indicam que ele terá 116 cv (a mesma configuração do Polo) para diferenciá-lo dos mais potentes Nivus e T-Cross, que possuem 128 cv. O câmbio será manual nas versões de entrada e automático de 6 marchas nas intermediárias e topo de linha.

6
Além disso, há possibilidade de o Tera contar com o motor 1.0 aspirado de três cilindros, como nas versões básicas do Polo, estratégia similar à da Citroën com o Basalt, que usa um motor mais fraco na versão de entrada.
VEJA EM NOSSO YOUTUBE