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Novo VW Tera quer democratizar o SUV de entrada, diz Volkswagen

Perguntado sobre o potencial da nova categoria que a Volkswagen entrará com o Tera, durante o Podcast Motor1 Brasil #276, Cláudio Rawicz, o diretor de comunicação e sustentabilidade da marca citou que a faixa hoje é uma das que mais cresce no Brasil.

Atuando em um faixa entre os hatchs compactos e os SUVs compactos, que ficaram maiores e mais caros em suas novas gerações, abriu-se um gap onde os fabricantes viram a oportunidade de ter novos produtos, alguns totalmente novos, outros derivados de produtos já existentes, que trazem o visual mais altinho e a versatilidade dos utilitários esportivos aliado a praticidade e acessibilidade de modelos de entrada.

Esses novos produtos permitem a Volkswagen – e aos concorrentes – que tragam ao consumidor o que o executivo chamou de democratização do SUV. Ou seja, trazer todas as características de modelos mais desejados e caros para modelos mais acessíveis.

É o que já acontece com o Fiat Pulse, Renault Kardian e Citroën Basalt – com este último se diferenciando ainda por trazer visual acupêzado e opção de motorização 1.0 aspirada – já entre os com visual mais tradicional, caberá ao Tera a responsabilidade de atuar também como opção aos hatchs de entrada, devido ao motor 1.0 MPI das versões da versão de entrada. Em breve, a Chevrolet também deverá ter um modelo próprio, baseado no Onix.



Fiat Pulse Impetus Hybrid 2026

Foto de: Fiat



Kardian comparativo

Foto de: Motor1.com



Citroën Basalt 1.0 Feel MT 2025

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com

O Tera também se diferenciará de seus concorrentes por possuir design 100% feito no país, pelo time de desenvolvimento da equipe de José Carlos Pavone, o chefe de Design da Volkswagen para as Américas. O novo SUV ainda traz algumas soluções em comum com outros carros que dividem a plataforma MQB A0 com ele, mas no geral, suas soluções estéticas são únicas. 

É bem semelhante ao que a marca já aplica globalmente em seus SUVs, como a nova geração do Tiguan e a própria reestilização do Taos, que já roda nos Estados Unidos e no México. Na versão High Outfit, a única apresentada sem camuflagem à imprensa, os faróis e lanternas são de LED.

Os retrovisores, por sua vez, são exclusivos (não são peças reutilizadas do Polo ou Nivus, por exemplo). Um vinco bem destacado está na lateral traseira, fazendo a ligação da porta até a lanterna. Na parte traseira, as lanternas trazem a mesma solução de Nivus, T-Cross e o novo Tiguan europeu, com lanternas interligadas por uma barra preta com filetes prateados. Dentro das lanternas se veem filetes de LED

Por dentro, o Tera aposta em um visual inspirado nos elétricos ID. da VW e no primo da Skoda, o Kylaq. A central multimídia fica em posição elevada, mas o painel segue estilo próprio. Ele contará com painel de instrumentos 100% digital de 10” (ao menos na versão topo de linha) e o sistema VW Play Connect, permitindo conectividade total via aplicativo. O modelo também oferecerá carregamento de celular por indução e luz ambiente no meio do tabelier.

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