Visto pela primeira vez rodando no Brasil em meados de junho, a nova geração do Tiguan voltou a aparecer em testes pelas ruas do país. Em vídeo divulgado pelos nossos colegas do @placaverde, já é possível identificar um pouco mais as linhas da nova geração do SUV médio grande, que deverá voltar a ser vendido com cinco lugares.
Na sua atual geração, o Tiguan mexicano conta com 4.551 mm de comprimento e 1.640 mm de altura, sendo mantidos o entre-eixos de 2.681 mm e a largura de 1.839 mm. O porta-malas pode levar até 648 litros.
3
Fonte: @placaverde
Caso se confirme, a nova configuração retornará ao padrão oferecido na primeira geração do modelo, durante os anos de 2009 e 2017. A segunda, vale lembrar, ganhou o apelido AllSpace e veio somente com entre-eixos alongado, possibilitando assim sete lugares.
Isso se deve ao novo posicionamento do Tiguan dentro do portfólio da Volkswagen. Nesta terceira encarnação, o modelo focou em maior refinamento, deixando a versatilidade para seu primo Tayron. Já vendido na Europa e na Ásia, o Tayron está para o Jeep Commander como o Tiguan para o Compass, ou seja, dividindo boa parte da eletrônica e mecânica, mas com identidades diferentes.

36
Fonte: Volkswagen
Como é o novo Tiguan?
No visual, o modelo traz a nova linguagem visual da marca que já vimos por aqui no Tera. Desta forma, espere por uma grade dianteira inferior mais pronunciada. O conjunto óptico frontal, por sua vez, conta com a grade superior e emblema iluminados, enquanto na traseira as lanternas em LED percorrem toda a tampa do porta-malas. O emblema Volkswagen também se ilumina em vermelho, adicionando um detalhe interessante ao design.
Internamente, a central multimídia, que fica em posição elevada, pode ter 12,9″ ou 15″ dependendo da configuração. O painel de instrumentos, por outro lado, tem 10,25″. No túnel central, há espaço para duas placas de carregamento por indução, bem ao lado de dois carregadores USB-C.

Foto de: Volkswagen
Ainda na parte central, há um rotor multifuncional: ele pode ser usado para controlar o volume, mas também os modos de condução e atmosferas, que por sua vez ajustam a iluminação ambiente para 10 ou 30 cores, dependendo do nível de equipamento.
Na motorização, a depender do mercado, o Tiguan feito no México possui motores a combustão. Nos EUA, é oferecido sempre com um 2.0 turbo a gasolina de 204 cv. O câmbio é sempre automático de 8 velocidades, mas há opção de tração dianteira ou integral. Para o mercado mexicano, ele também pode trazer um motor 1.4 TSI.

Foto de: Volkswagen
Quando chega?
No Brasil, o modelo deve chegar após a investida de esportivos que o fabricante alemão prepara para esse ano na forma do hatchback Golf GTI e do sedã Jetta GLI. Recentemente, os dois modelos foram incluídos no site oficial dedicado aos modelos mais emocionais da marca, mas ainda não há data oficial nem confirmação de configuração para os dois modelos. Enquanto isso, o Tiguan continua a ser vendida em sua geração anterior, na configuração Allspace R-Line 2.0 300TSI, a partir de R$ 303.990.