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Novos Audi A6 híbridos surpreendem com mais de 100 km de autonomia

A gama do novo Audi A6 foi ampliada por duas variantes híbridas plug-in (PHEV), disponíveis nas carrocerias Sedan e Avant. Ambas são baseadas em um motor de quatro cilindros e representam um claro avanço em comparação com o modelo PHEV anterior, graças, sobretudo, à nova bateria com capacidade líquida de 20,7 kWh, 45% a mais do que antes.

Um aumento que se traduz em uma autonomia elétrica de até 111 km, o suficiente para cobrir muitas viagens diárias sem nunca ativar o motor de combustão, incluindo ir de São Paulo (SP) à Campinas (SP) com uma carga. As entregas na Europa começarão entre junho e setembro, mas os preços só foram anunciados para o mercado alemão por enquanto.

Autonomia elétrica de até 111 km

De acordo com os números da própria Audi, a nova A6 Avant com conjunto híbrido plug-in pode percorrer até 106 km no modo totalmente elétrico (WLTP). Optar pela versão Sedan, um pouco mais leve, no entanto, proporciona uma autonomia urbana de 111 km. Obviamente, se você usar o modo EV em toda a sua extensão (por exemplo, dirigir na autoestrada a 140 km/h, o limite eletrônico para o modo elétrico), a bateria será descarregada mais rapidamente.

Há duas versões: uma com 295 cv e 45,9 kgfm a outra com 362 cv e 51 kgfm. Se esses números soam familiares, é porque correspondem exatamente aos do novo Audi A5 PHEV. Não por acaso, os dois modelos compartilham a mesma plataforma: a Plataforma Premium de Combustão (PPC), que, segundo alguns, também poderia ser usada para a futura geração do Porsche Macan a gasolina, esperada para o final da década. A PPC acaba de estrear no Brasil com o novo A5 Sportback.



Audi A6 Avant ibrida plug-in (2025)

Foto de: Audi

Audi A6 Avant ibrida plug-in (2025)



Audi A6 híbrido plug-in, berlina (2025)

Foto de: Audi

Audi A6 híbrido plug-in, berlina (2025)

Em termos de desempenho, o A6 PHEV de 295 cv acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,0 segundos. A versão mais potente reduz esse número para 5,3 segundos. Aqueles que quiserem algo ainda mais ágil podem optar pela variante híbrida-leve com um motor 3.0 V6, capaz de completar o percurso de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos. E, é claro, os futuros modelos S6 e RS6 prometem ainda mais desempenho.

Carregamento e tecnologia

A opção plug-in é ideal para aqueles que querem se concentrar na eficiência . A Audi atualizou a capacidade de carregamento em corrente alternada para 11 kW, permitindo o carregamento completo em cerca de duas horas e meia.

Ambas as versões contam com tração integral, transmissão automatizada de dupla embreagem S Tronic de sete velocidades e tração integral Quattro. O motor elétrico de 141 cv é integrado ao corpo da caixa de câmbio, com torque máximo disponível já próximo à velocidade de marcha lenta para garantir partidas suaves e imediatas.



Audi A6 híbrido plug-in (2025)

Foto de: Audi

Audi A6 ibrida plug-in, Plataforma Premium de Combustão

Em comparação com a geração anterior, o A6 eletrificado também é muito mais silencioso: graças a uma melhoria de 30% no isolamento acústico. As mesmas melhorias foram estendidas às versões com motor convencional, que agora oferecem janelas laterais traseiras acústicas, vedações de portas e janelas mais seladas e pneus com inserções de espuma para versões com rodas de 19″ ou maiores.

A Audi também revisou os suportes do motor e da caixa de câmbio e otimizou os dentes das engrenagens para reduzir ainda mais o ruído mecânico.



Audi A6 híbrido plug-in, berlina (2025)

Foto de: Audi

Audi A6 híbrido plug-in, o interior

Na Alemanha, o A6 Sedan TFSI (PHEV) custa a partir de 65.800 euros (R$ 420,6 mil) na versão básica e 68.300 euros (R$ 436,7 mil) na versão mais potente. A A6 Avant TFSI, por outro lado, custa 75.050 euros (R$ 479,8 mil) e 77.550 euros (R$ 495,8 mil), dependendo da potência escolhida. A diferença de preço também reflete os equipamentos mais sofisticados das versões superiores, com o pacote S line de série, rodas maiores, configuração esportiva e pinças de freio vermelhas.

Características técnicas

   
Versões disponíveis Sedan e Avant
Motor térmico Turbo de 4 cilindros
Motor elétrico 141 cv integrado à caixa de câmbio S Tronic
Potência combinada 295 cv / 362 cv
Torque máximo 45,9 kgfm / 51 kgfm
Aceleração 0-100 km/h 6,0 s (295 cv) / 5,3 s (362 cv)
Velocidade máxima 250 km/h (com motor térmico) / 140 km/h (EV)
Bateria 20,7 kWh líquido
Alcance elétrico WLTP até 106 km (combinado)
Alcance elétrico urbano até 111 km (Sedan)
Tempo de carregamento (AC 11 kW) aprox. 2,5 horas
Tração Tração integral quattro
Caixa de câmbio S Tronic de 7 marchas

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