Depois de lançar o Nivus GTS, no final de abril, as atenções da Volkswagen em relação aos carros esportivos passaram a se voltar para os médios Golf GTI e Jetta GLI, que virão importados e marcarão o que a alemã chama de ”resgate da esportividade”.
Mas, apesar da confirmação, ainda não tínhamos muito detalhes sobre a chegada dos dois modelos por aqui. Isso acaba de mudar, já que o fabricante acaba de incluí-los em seu site oficial dedicado a modelos mais aspiracionais, o ”VW Legends”.
15
Fonte: Falando de Carro
Com a frase ”Escute o motor, aumente a rotação e pise fundo”, a página guia os interessados a conhecer mais sobre os três modelos, destacando o SUV cupê com motor 1.4 TSI em primeiro lugar. Em seguida, há o Golf GTI MK8,5, versão reestilizada da oitava geração, que é mostrado brevemente na cor vermelha.
É um modelo muito parecido com o apresentado pela Volkswagen durante o ano passado durante o aniversário do Golf, na fábrica de São Bernardo do Campo, em São Paulo, e no Rock in Rio, no Rio de Janeiro.

VW Golf GTI 26 – Site da marca
Foto de: Motor1 Brasil
Possui motor 2.0 turbo bem parecido com o que era utilizado no GTI Mk7 nacional. Agora, contudo, são 265 cv de potência e 37,7 kgfm de torque máximo (contra 230 cv e 35,7 kgfm do carro que era fabricado aqui).
Vai sempre atrelado ao conhecido câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 velocidades (DSG) e aí temos uma triste notícia para os puristas: a transmissão manual de 6 marchas deixou de ser oferecida em todas as configurações do hatchback.

39
Fonte: Volkswagen
Por último, temos o Jetta GLI, única versão do sedã ainda vendida no mercado nacional e que é mostrada com o mesmo visual já adotado no mercado mexicano, onde é fabricado. A mudança é a segunda desta geração, sendo um pouco mais profunda do que a primeira e trazendo ao sedã um estilo um pouco mais parecido com os modelos europeus da marca, mas sem muitos exageros.
Sob o capô, o motor 2.0 turbo segue o mesmo. Para o Brasil, esperamos os mesmos 231 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, bem como o conhecido câmbio de dupla embreagem de 7 marchas. Hoje, o Jetta GLI 2025 é vendido a partir de R$ 245.390.

Novo Jetta GLI 26 – Site VW
Foto de: Motor1 Brasil
Apesar da revelação do site e da sugestiva posição em que os modelos foram colocados nele, indicando qual seria a ordem de lançamentos, a Volkswagen ainda não deu mais detalhes sobre quando será a data de lançamento dos dois modelos restantes, nem qual será a configuração escolhida para o mercado nacional, mas a dupla chega ainda em 2025.