A Volkswagen dos EUA lançou pela primeira vez uma frota de testes de veículos autônomos usando minivans elétricas ID. Buzz em julho de 2023 em Austin, Texas. Agora, o veículo de transporte de pessoas com estilo retrô encontrou um novo papel como veículo autônomo da Uber. No entanto, só entrará em operação ao final de 2026. O serviço será lançado em Los Angeles (EUA), com outras regiões a seguir.
Enquanto isso, os testes do ID. Buzz AD, com especificações da Uber, começam no final deste ano. Durante a fase de testes e os estágios iniciais do lançamento comercial, um operador humano permanecerá ao volante. A VW enfatiza que os operadores são essenciais para identificar ajustes de última hora e intervir sempre que necessário para garantir a segurança dos passageiros.
8
A empresa está adotando uma abordagem cautelosa e em fases: “Cada passo será dado somente após o recebimento de todas as aprovações regulatórias necessárias.” A VW está contando com sua submarca de mobilidade autônoma, MOIA, para adaptar o ID. Buzz para o serviço Uber. Em longo prazo, a VW of America e a Uber planejam implantar milhares dessas vans autônomas em várias regiões dos EUA na próxima década.
A VW vem testando o ID. Buzz há três anos, começando em Munique (ALE) antes de expandir o programa para Hamburgo (ALE). O próprio projeto remonta a 2021, e uma grande atualização no ano passado trouxe uma parceria com a Mobileye para automação Nível 4. O robotaxi agora possui 13 câmeras, nove sensores LIDAR e cinco radares, além de sistemas redundantes para frenagem, direção e fonte de alimentação.
Por enquanto, o ID. Buzz continua sendo uma visão relativamente rara. A VW vendeu apenas 1.162 unidades nos EUA no ano passado e no Brasil chega apenas por meio de plano de assinatura.