Apesar de o bate-papo com Ariel Montenegro ter foco inicial no Boreal e em como se dará a cooperação da francesa com a Geely no país, o executivo deu boas pistas do que esperar da próxima picape médio-compacta da marca Renault na região, conhecida por enquanto como Niagara.
Em entrevista exclusiva ao Motor1.com Brasil, o CEO confirmou que o projeto já entrou em fase de pré-produção e será lançado oficialmente em 2026. Diferente de Kardian e do Boreal, entretanto, será o local de produção.
Passaporte argentino
A picape virá diretamente da Argentina, posicionada logo acima da atual Oroch, mas ainda utilizando a mesma plataforma RGMP modular presente nos irmão menores como o Kardian e o próprio Boreal. Sua missão será buscar espaço e encarar diretamente Fiat Toro, Ford Maverick e Ram Rampage, um segmento ”jabuticaba” que vem ganhando cada vez mais adeptos na região.
O conjunto motriz, por sua vez, também deverá estar em par com o que o Boreal oferece. Ou seja, espere pelo propulsor 1.3 TCe com câmbio automatizado de dupla embreagem, além de versões com tração dianteira. A plataforma RGMP até prevê uso integral, mas não foram revelados planos para uma versão do tipo.

Foto de: Motor1 Brasil

Foto de: Motor1.com

Foto de: Mario Villaescusa / Motor1.com
Por falar em Boreal, a Renault quer que a Niagara – ou qualquer que seja seu nome final – siga o mesmo padrão de sofisticação técnica e de equipamentos do novo SUV. “Quem está olhando para comprar uma picape pode aguardar, porque vem aí um grande participante nesse segmento”, completou Montenegro, destacando o foco da marca em um produto moderno e competitivo.

7
Aposta no tamanho
Executivos da filial argentina já haviam adiantado há algum tempo que a picape apostará no conceito de “size impression”, ou seja, parecer maior do que realmente é, para competir acima da Oroch. O diretor de design da Renault América Latina, Daniel Nozaki, afirmou anteriormente que o modelo de produção preservará boa parte do estilo do conceito apresentado em 2023, com faróis verticais, assinatura luminosa em “C” e proporções mais robustas, mantendo o foco em conforto e tecnologia.
Atualmente, a Niagara segue em testes na Argentina, ainda utilizando as famosas ”mulas”, ou seja, protótipos feitos de veículos com carroceria adaptada, mas já equipados com plataforma RGMP e componentes definitivos. Essa fase permite validar estrutura, calibração do motor e eletrônica antes da montagem das primeiras unidades pré-série.


Picape médio-compacta da BYD
Foto de: @placaverde
Concorrência acirrada
Se há cerca de dez anos o segmento de picapes médio-compactas era composto basicamente pela Oroch e pela Fiat Toro, a situação hoje é bem diferente. Desde então, chegaram ao mercado as Ford Maverick e Ram Rampage e, para o futuro, o segmento deverá ganhar ainda uma rival da Volkswagen e um modelo da BYD, já visto em testes.
Com uma concorrência tão acirrada, não haverá espaços para vacilos. E a Renault acredita que terá um dos melhores produtos no segmento, apostando em mais lifestyle e refinamento, podendo ganhar ainda versões eletrificadas em um futuro de médio prazo. É esperar para ver.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com