Enquanto no Brasil os holofotes da Volkswagen se voltam aos esportivos Golf GTI e Jetta GLI, a matriz alemã está mostrando os primeiros teasers da nova geração do SUV T-Roc. O modelo, que deve ser a estrela do Salão de Munique (ALE), entre os dias 9 e 12 de setembro de 2025, é hoje o carro-chefe da alemã em vendas no mercado europeu.
E sua importância não se limita só ao velho continente. Há alguns dias, Thomas Schäffer, CEO da VW, deixou escapar em entrevista à revista britânica Autocar que o novo T-Roc poderá ser ainda mais importante para o mercado brasileiro.
3
Fonte: Redação Motor1 Brasil
Importância global
O executivo explicava sobre a escolha de um conjunto híbrido pleno para o SUV do Golf na Europa, já que a marca por lá investe mais em elétricos e híbridos plug-in. Segundo Schäffer, a marca “está experimentando porque algumas regiões do mundo estão preferindo HEVs (híbridos plenos)”.
O deslize veio na sequência: “precisávamos fazer (um HEV) de qualquer forma, pois a América do Sul precisa de um conjunto motriz HEV e o T-Roc é construído na América do Sul para a América do Sul (sic), e também na China”. A questão é que o T-Roc nunca foi fabricado no Brasil e a VW nunca falou de sua chegada por aqui.

Flagrado em testes recentemente, novo VW Nivus deve ter muito do T-Roc, inclusive sistema híbrido pleno
Foto de: @placaverde
E o que isto significa? Ainda que possa ter sido apenas um ato falho, a fala do executivo indica que a VW unificará a plataforma do T-Roc europeu com a de Nivus e T-Cross nacionais, daí a confusão de Schäffer. Isso pode indicar a adoção da nova base MQB Hybrid, já confirmada para produção por aqui, ou até uma versão adaptada da MQB-A0 atual misturada com soluções do próximo T-Roc europeu. Com isso, crescem as chances de as novas gerações dos SUV nacionais trazerem eletrificação híbrida plena, ou minimamente um híbrido leve para as versões mais acessíveis.
Mas como será a próxima geração do SUV? Ainda que não tenha sido exibido em suas linhas finais, já é possível ter um pequeno vislumbre do que esperar graças a uma ajudinha de Schäffer, que publicou dois esboços em seu LinkedIn, que revelam um pouco mais da dianteira e da traseira.

Foto de: Redação Motor1 Brasil
Frente de Tiguan e traseira de ID.4
Na frente, como já visto no VW Tera e na atual geração do Tiguan, haverá uma grande grade inferior, aqui com elementos em colmeia, além de três ranhuras na parte lateral. Os faróis serão finos, ligados diretamente à grade, que contém iluminação. A traseira, por sua vez, parece ter muitos elementos da linha ID, em especial do ID.4.
A placa ficará em posição inferior, como já acontece na geração atual, mas as lanternas agora passarão a ser interligadas, mas não incluirão o logo, como no Tiguan. O caimento da coluna C e da traseira será levemente acentuado, mas sem ser coupé. É algo mais parecido com um Honda HR-V do que com um VW Nivus.

Prévia interior novo VW T-Roc 2025
Foto de: Redação Motor1 Brasil
Interior apostará em minimalismo
Grande queixa da atual linha da marca, o interior mudará bastante. Segundo teasers divulgados por Andreas Mindt, chefe de design da alemã em seu Instagram no último dia 25 de agosto, o SUV contará com botões físicos para comandos da multimídia, ainda que a aposta do design seja no minimalismo.
Em comparação com o atual, veremos muito do que já está presente no novo Tiguan, com duas grandes telas destacadas. No console central, há um grande botão giratório, que comandará funções da multimídia, enquanto o volante abandonará os famigerados comandos por toque, alvo de críticas e reclamações em vários mercados.

Novo VW T-Roc 2025 terá comandos físicos para multimidia
Foto de: Redação Motor1 Brasil
Não sabemos se o SUV contará com manopla no console, como acontece com a maioria dos modelos da alemã hoje. Como não há presença de alavanca no console na imagem divulgada, nossa aposta é que ela passe para as hastes atrás do volante, como na linha ID. É uma solução que também está presente no primo mais refinado Audi Q3 de nova geração.

Único conversível vendido pela alemã hoje, T-Roc Cabriolet não terá nova geração e sairá de linha em 2027
Quando chega?
Já confirmado pela Volkswagen, o lançamento da nova geração ocorrerá em setembro, durante o Salão de Munique. A produção continuará concentrada na fábrica de Palmela, em Portugal. Considerado um dos veículos mais vendidos da marca no mercado europeu atualmente, o T-Roc já soma mais de 2 milhões de unidades entregues desde que foi lançado em 2017.
Mas nem as boas vendas deverão salvar a carroceria Cabriolet, hoje único conversível oferecido pela marca alemã. A fábrica que concentrava a produção do modelo, sediada em Osnabrück, na Alemanha, estava para ser fechada, mas felizmente foi salva – pelo menos até o final desta década – após acordo de trabalho firmado com o sindicato. Pelo que ficou definido, o modelo continuará em linha até meados de 2027.