Mais carros foram vendidos no primeiro semestre de 2025 do que no mesmo período do ano anterior. As 34 empresas analisadas venderam/enviaram/entregaram 37,6 milhões de unidades, um aumento de 3%. O crescimento foi impulsionado pela Toyota, BYD e Geely, que compensaram as quedas registradas pela Stellantis e Tesla.
Apesar do aumento nos volumes, a receita total caiu para 1,150 bilhão de euros, uma redução de 2% em comparação com o primeiro semestre de 2024. Isso significa que o preço médio por unidade vendida diminuiu de 32.419 euros para 30.708 euros.
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Fonte: Motor1.com
Embora a análise não considere a maioria dos fabricantes chineses, a agressiva guerra de preços que está ocorrendo na China explica em parte essa queda no preço médio por unidade. De fato, os dois maiores fabricantes chineses – BYD e Geely – aumentaram os volumes em 33% e 47%, respectivamente, mas as receitas cresceram apenas 14% no caso da BYD e permaneceram inalteradas no caso da Geely (além disso, a BYD foi o sexto maior fabricante do mundo em volume no primeiro semestre de 2025).
Ainda mais preocupante para o setor é a queda na lucratividade. A guerra de preços na China, a falta de crescimento e o aumento dos custos na Europa, combinados com a turbulência comercial e a incerteza gerada pelas tarifas impostas por Trump, tiveram um impacto direto.

Foto de: Motor1 Brasil
Os lucros operacionais (ou seja, o lucro bruto menos as despesas de vendas e administrativas) caíram 23% para 104 bilhões de euros. Entre os grandes fabricantes, os piores resultados vieram da Stellantis e da Nissan, seguidas pela Mercedes, Ford, Tesla, Volkswagen, BMW, Honda e Kia.
Os 5 principais por crescimento de receita
Primeiro semestre de 2024 comparado ao primeiro semestre de 2025
| Receita em milhões de euros | vs H1 2024 | Unidades vendidas em milhares | vs H1 2024 | |
| Leapmotor | 2,88 | +154% | 222 | +156% |
| Xpeng | 4,05 | +115% | 197 | +279% |
| Polestar | 1,21 | +43% | 30,3 | +51% |
| Lucid | 0,42 | +21% | 6,4 | +47% |
| BYD | 44,14 | +14% | 2.146 | +33% |
| Total* | 1.155 | -2% | 37.605 | +3% |
*34 OEMs
Pior ainda foi a queda no lucro líquido, que despencou para 22,6 bilhões de euros, uma queda de 69% em comparação com 2024. Assim, a margem líquida caiu de 6,1% para 2,0% em um ano. Esse número reflete o clima de incerteza que agora afeta os fabricantes ocidentais e chineses.
Sem uma regulamentação mais flexível na Europa, regras comerciais mais claras nos Estados Unidos e o fim da guerra de preços na China, o futuro do setor parece estar seriamente comprometido. Apenas três fabricantes viram seus lucros líquidos aumentarem: Suzuki (+9%), Ferrari (+9%) e BYD (+2%).
Os 5 principais por margem líquida no primeiro semestre de 2025
- Ferrari 23,4%
- Suzuki 9,1%
- Kia 8,1%
- Hyundai 7,2%
- GWM 6,9%
- Total(*34 OEMs) 2%
Fonte: balanço oficial
Mais rentável por unidade vendida
- Ferrari: 118.124 euros
- Jaguar Land Rover: 5.126 euros
- Porsche: 4.905 euros
- Grupo Mercedes: 2.497 euros
- Grupo BMW: 2.029 euros
- Total(*34 OEMs): 601 euros
O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista no setor automotivo da JATODynamics.