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O setor automotivo cresce em números, mas perde bilhões

Mais carros foram vendidos no primeiro semestre de 2025 do que no mesmo período do ano anterior. As 34 empresas analisadas venderam/enviaram/entregaram 37,6 milhões de unidades, um aumento de 3%. O crescimento foi impulsionado pela Toyota, BYD e Geely, que compensaram as quedas registradas pela Stellantis e Tesla.

Apesar do aumento nos volumes, a receita total caiu para 1,150 bilhão de euros, uma redução de 2% em comparação com o primeiro semestre de 2024. Isso significa que o preço médio por unidade vendida diminuiu de 32.419 euros para 30.708 euros.

Embora a análise não considere a maioria dos fabricantes chineses, a agressiva guerra de preços que está ocorrendo na China explica em parte essa queda no preço médio por unidade. De fato, os dois maiores fabricantes chineses – BYD e Geely – aumentaram os volumes em 33% e 47%, respectivamente, mas as receitas cresceram apenas 14% no caso da BYD e permaneceram inalteradas no caso da Geely (além disso, a BYD foi o sexto maior fabricante do mundo em volume no primeiro semestre de 2025).

Ainda mais preocupante para o setor é a queda na lucratividade. A guerra de preços na China, a falta de crescimento e o aumento dos custos na Europa, combinados com a turbulência comercial e a incerteza gerada pelas tarifas impostas por Trump, tiveram um impacto direto.



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Foto de: Motor1 Brasil

Os lucros operacionais (ou seja, o lucro bruto menos as despesas de vendas e administrativas) caíram 23% para 104 bilhões de euros. Entre os grandes fabricantes, os piores resultados vieram da Stellantis e da Nissan, seguidas pela Mercedes, Ford, Tesla, Volkswagen, BMW, Honda e Kia.

Os 5 principais por crescimento de receita

Primeiro semestre de 2024 comparado ao primeiro semestre de 2025

  Receita em milhões de euros vs H1 2024 Unidades vendidas em milhares vs H1 2024
Leapmotor 2,88 +154% 222 +156%
Xpeng 4,05 +115% 197 +279%
Polestar 1,21 +43% 30,3 +51%
Lucid 0,42 +21% 6,4 +47%
BYD 44,14 +14% 2.146 +33%
Total* 1.155 -2% 37.605 +3%

*34 OEMs

Pior ainda foi a queda no lucro líquido, que despencou para 22,6 bilhões de euros, uma queda de 69% em comparação com 2024. Assim, a margem líquida caiu de 6,1% para 2,0% em um ano. Esse número reflete o clima de incerteza que agora afeta os fabricantes ocidentais e chineses.

Sem uma regulamentação mais flexível na Europa, regras comerciais mais claras nos Estados Unidos e o fim da guerra de preços na China, o futuro do setor parece estar seriamente comprometido. Apenas três fabricantes viram seus lucros líquidos aumentarem: Suzuki (+9%), Ferrari (+9%) e BYD (+2%).

Os 5 principais por margem líquida no primeiro semestre de 2025

  1. Ferrari 23,4%
  2. Suzuki 9,1%
  3. Kia 8,1%
  4. Hyundai 7,2%
  5. GWM 6,9%
  6. Total(*34 OEMs) 2%

Fonte: balanço oficial

Mais rentável por unidade vendida

  1. Ferrari: 118.124 euros
  2. Jaguar Land Rover: 5.126 euros
  3. Porsche: 4.905 euros
  4. Grupo Mercedes: 2.497 euros
  5. Grupo BMW: 2.029 euros
  6. Total(*34 OEMs): 601 euros

O autor do artigo, Felipe Munoz, é Especialista no setor automotivo da  JATODynamics.

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