O segmento de sedãs registrou mais um mês de retração, segundo os números oficiais da Fenabrave. Responsáveis por 9,4% de todos os 214.490 veículos registrados no país em agosto, os modelos somaram 20.060 emplacamentos, 22,2% a menos que há um ano (25.809). Na comparação com julho (19.819), houve crescimento discreto de 1,2%.
Entre os sedãs compactos, o Chevrolet Onix Plus (4.632), com a linha 2026 reestilizada já nas concessionárias, retomou a liderança, com alta de quase 50% nas últimas semanas. O VW Virtus (3.646), vice-líder, registrou aumento de quase 25% frente a 2024. O Hyundai HB20S (2.251) perdeu mais de 1/3 dos compradores em relação ao ano passado. O Fiat Cronos (1.395) não ultrapassou 3 mil emplacamentos pelo 7º mês consecutivo, caindo 62,9%. O Nissan Versa (655) só ficou à frente do descontinuado Toyota Yaris Sedan (6).
Foto de: Motor1.com
Sedãs Compactos
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
AGO/25 |
JUL/25 |
AGO/24 |
% AGO 25 |
% JUL 25 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
CHEVROLET ONIX PLUS |
29.299 |
4.632 |
3.108 |
4.842 |
32,09% |
22,16% |
49,03% |
-4,34% |
|
2º |
VW VIRTUS |
24.682 |
3.646 |
3.863 |
2.925 |
25,26% |
27,54% |
-5,62% |
24,65% |
|
3º |
HYUNDAI HB20S |
19.820 |
2.251 |
2.638 |
3.592 |
15,60% |
18,81% |
-14,67% |
-37,33% |
|
4º |
HONDA CITY |
11.776 |
1.848 |
1.565 |
1.767 |
12,80% |
11,16% |
18,08% |
4,58% |
|
5º |
FIAT CRONOS |
17.841 |
1.395 |
1.894 |
3.758 |
9,67% |
13,50% |
-26,35% |
-62,88% |
|
6º |
NISSAN VERSA |
6.951 |
655 |
929 |
868 |
4,54% |
6,62% |
-29,49% |
-24,54% |
|
7º |
TOYOTA YARIS SEDAN |
3.948 |
6 |
31 |
2.347 |
0,04% |
0,22% |
-80,65% |
-99,74% |
|
Total |
114.317 |
14.433 |
14.028 |
20.099 |
100% |
100% |
2,89% |
-28,19% |
Entre os sedãs médios, o Toyota Corolla (2.890) perdeu quase 18% dos compradores. O BYD King (1.086) superou 1.000 emplacamentos pela 3ª vez no ano. O Arrizo 6, da Caoa Chery, registrou apenas 85 unidades, enquanto o GAC Aion S conquistou 6 consumidores em três meses de mercado.

BYD King GS (por Jason Vogel)
Foto de: Motor1.com
Sedãs Médios
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
AGO/25 |
JUL/25 |
AGO/24 |
% AGO 25 |
% JUL 25 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
TOYOTA COROLLA |
24.460 |
2.890 |
3.170 |
3.514 |
64,12% |
67,38% |
-8,83% |
-17,76% |
|
2º |
BYD KING |
8.304 |
1.086 |
963 |
384 |
24,10% |
20,47% |
12,77% |
182,81% |
|
3º |
NISSAN SENTRA |
3.315 |
399 |
401 |
484 |
8,85% |
8,52% |
-0,50% |
-17,56% |
|
4º |
CAOA CHERY ARRIZO 6 |
1.201 |
85 |
126 |
0 |
1,89% |
2,68% |
-32,54% |
– |
|
5º |
HONDA CIVIC |
1.035 |
36 |
22 |
164 |
0,80% |
0,47% |
63,64% |
-78,05% |
|
6º |
GAC AION ES |
17 |
6 |
9 |
0 |
0,13% |
0,19% |
-33,33% |
– |
|
7º |
VW JETTA |
479 |
5 |
14 |
254 |
0,11% |
0,30% |
-64,29% |
-98,03% |
|
Total |
38.811 |
4.507 |
4.705 |
4.800 |
100% |
100% |
-4,21% |
-6,10% |
Entre os sedãs médios premium, o BMW Série 3 (414) mantém domínio, seguido do BYD Seal (257) e Mercedes Classe C (132). O Audi A5 estreia com 115 unidades.
Sedãs Médios Premium
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
AGO/25 |
JUL/25 |
AGO/24 |
% AGO 25 |
% JUL 25 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
BMW SÉRIE 3 |
2.899 |
414 |
387 |
332 |
40,35% |
39,21% |
6,98% |
24,70% |
|
2º |
BYD SEAL |
1.974 |
257 |
300 |
228 |
25,05% |
30,40% |
-14,33% |
12,72% |
|
3º |
MERCEDES-BENZ CLASSE C |
933 |
132 |
133 |
150 |
12,87% |
13,48% |
-0,75% |
-12,00% |
|
4º |
AUDI A5 |
236 |
115 |
7 |
32 |
11,21% |
0,71% |
1542,86% |
259,38% |
|
5º |
MERCEDES-BENZ CLA |
200 |
66 |
98 |
50 |
6,43% |
9,93% |
-32,65% |
32,00% |
|
6º |
AUDI A3 SEDAN |
358 |
38 |
56 |
26 |
3,70% |
5,67% |
-32,14% |
46,15% |
|
7º |
BMW I4 |
35 |
3 |
6 |
8 |
0,29% |
0,61% |
-50,00% |
-62,50% |
|
8º |
BMW SÉRIE 2 GRAN COUPÉ |
7 |
1 |
0 |
0 |
0,10% |
0,00% |
– |
– |
|
Total |
6.904 |
1.026 |
987 |
826 |
100% |
100% |
3,95% |
24,21% |
Nos sedãs grandes premium, o Porsche Panamera lidera (27), seguido do BMW Série 5 (20) e empate entre Lexus ES e Zeekr 001 (10).
Sedãs Grandes Premium
|
POS. |
MODELO |
TOTAL 2025 |
AGO/25 |
JUL/25 |
AGO/24 |
% AGO 25 |
% JUL 25 |
VARIAÇÃO AGO/JUL |
VARIAÇÃO 2025/2024 |
|
1º |
PORSCHE PANAMERA |
287 |
27 |
37 |
15 |
32,53% |
45,68% |
-27,03% |
80,00% |
|
2º |
BMW SÉRIE 5 |
120 |
20 |
11 |
24 |
24,10% |
13,58% |
81,82% |
-16,67% |
|
3º |
LEXUS ES |
105 |
10 |
15 |
18 |
12,05% |
18,52% |
-33,33% |
-44,44% |
|
4º |
ZEEKR 001 |
115 |
10 |
8 |
0 |
12,05% |
9,88% |
25,00% |
– |
|
5º |
BMW I5 |
29 |
7 |
5 |
5 |
8,43% |
6,17% |
40,00% |
40,00% |
|
6º |
MERCEDES-BENZ CLASSE E |
71 |
6 |
2 |
0 |
7,23% |
2,47% |
200,00% |
– |
|
7º |
BMW I7 |
20 |
3 |
3 |
1 |
3,61% |
3,70% |
0,00% |
200,00% |
|
Total |
747 |
83 |
81 |
63 |
100% |
100% |
2,47% |
31,75% |
Fonte: Fenabrave