Além de planos ambiciosos para os próximos anos na América Latina, a alemã Volkswagen também guarda algumas cartas na manga para o seu portfólio global. Algumas destas novidades já apareceram durante o Salão de Munique (ALE) deste ano, caso do ID.Polo, mas há muito mais para esperar.
Para o Brasil, talvez a novidade que mais interesse é a nova geração do T-Roc, que será responsável pela estreia do sistema híbrido do tipo pleno (HEV) entre a gama de opções dos SUVs da marca, e também antecipará o que deveremos ver nos VW nacionais a partir de 2026. Veja abaixo tudo o que já sabemos até agora.
Foto a: Volkswagen
Novo T-Roc – Europa
Ainda que ele não vá ser exatamente vendido no Brasil, o T-Roc terá papel muito importante para a alemã em mercados onde os elétricos ainda não são maioria. Utilizando uma atualização da conhecida base MQB, a nova encarnação focará em propulsores híbridos, atuando como um “meio-de-campo” para quem ainda não quer ou não pode partir para um elétrico.
O conjunto motriz é formado sempre pelo motor 1.5 TSI Evo2, que recebe um módulo híbrido, compressor de ar-condicionado elétrico e bateria de alta tensão posicionada sob o assoalho, à frente do eixo traseiro. Serão duas configurações: uma com 136 cv e outra com 170 cv, ambas com torque de 31,2 kgfm. A capacidade da bateria de íons de lítio ainda não foi divulgada, mas o sistema já permite condução elétrica e promete até 15% de economia em relação ao motor a combustão. Há ainda uma opção do tipo híbrido leve, com 115 cv.
Nesta nova geração, o SUV traz muito da nova identidade visual já vista em Tiguan e Tera, com lanternas interligadas, logo iluminado, central multimídia em posição elevada e, talvez, um dos pontos mais críticos da geração anterior: o retorno dos comandos físicos — uma crítica antiga à Volkswagen que a alemã promete resolver nos próximos anos.
| Modelo | Volkswagen T-Roc 2026 |
| Carroceria | SUV compacto |
| Motores | Híbrido leve e pleno |
| Chegada | Janeiro de 2026 (Europa) |

Foto a: Volkswagen
ID. Polo – Europa
Quase meia década depois da investida nos elétricos, a alta gerência da Volkswagen percebeu o óbvio: matar nomes históricos não fazia sentido. E a lógica para isso é bem simples. O que separa uma marca estreante de uma tradicional é justamente a identidade construída ao longo dos anos. Trocar essa identidade por códigos numéricos afastava clientes fiéis sem, necessariamente, conquistar novos.
Daí nasce o Volkswagen ID.Polo, um elétrico de cerca de 4 metros que, mesmo camuflado, já entrega um estilo bem próximo ao do conceito ID.2all, apresentado em março de 2023. Há alguns detalhes próprios, como a faixa de luz fina atravessando a dianteira, logotipo iluminado e outros elementos característicos, mas muito do que veremos no carro final já está ali.
A nova geração do hatch tem por volta de 4 metros de comprimento e porta-malas de 400 litros, volume possível graças à plataforma MEB+, que, ao contrário de outros modelos da família ID, adota tração dianteira e libera mais espaço no compartimento de carga. Seu motor será o APP290, que entrega até 160 kW (218 cv) e 29.5 kgfm. Sobre preço, a meta é posicionar a versão de entrada abaixo de 25.000 euros.
| Modelo | Volkswagen ID. Polo |
| Carroceria | Hatchback pequeno |
| Motor | Elétrico |
| Chegada | Meados de 2026 |

Volkswagen ID. Conceito Cross
Foto a: Volkswagen
Volkswagen ID. Cross – Europa
Se o ID. Polo será a alternativa elétrica do hatch, o Volkswagen ID. Cross assumirá o papel de versão eletrificada do conhecido T-Cross. O modelo foi apresentado junto com o Polo durante o Salão de Munique, ainda com poucas informações técnicas divulgadas. Até o momento, sabe-se que ele mede 4.161 mm de comprimento, 1.839 mm de largura e conta com porta-malas em torno de 450 litros. No interior, assim como nos próximos carros da marca na Europa, haverá o retorno dos botões físicos.
Assim como o ID. Polo, o ID. Cross utiliza a plataforma MEB+, projetada para veículos com tração dianteira. O conjunto é composto por um motor elétrico de 211 cv, que move o eixo dianteiro e permite velocidade máxima de 175 km/h. A bateria, ainda não detalhada pela marca, oferece autonomia de até 420 km no ciclo WLTP.
| Modelo | Volkswagen ID. Cross |
| Carroceria | SUV pequeno |
| Motor | Elétrico |
| Chegada | Fim de 2026 |

Reestilização do Volkswagen ID.4 – Europa
Principal SUV médio elétrico da Volkswagen e sem mudanças visuais desde seu lançamento, em setembro de 2020, o ID.4 deve passar em breve por uma reestilização profunda, podendo até mesmo adotar um novo nome.
Seguindo o padrão dos futuros ID. Polo e ID. Cross, a atualização promete alterar praticamente tudo no SUV. O interior será completamente reformulado, marcando a estreia dos botões físicos no modelo, além de melhorias gerais de ergonomia e materiais — um dos pontos mais criticados desde o início da linha ID.
No exterior, a nova identidade visual deve aproximá-lo do Tiguan, servindo quase como uma alternativa elétrica ao tradicional SUV médio da marca. A plataforma MEB+ também deve ser atualizada, trazendo ganhos em desempenho, eficiência e novos sistemas de assistência ao motorista.
Há a expectativa que, com a reestilização, a VW também passe a oferecer o SUV por aqui de outras formas que não sejam por aluguel. Hoje, a alemã oferece apenas unidades 2023/2024 em seu programa de assinatura Sign&Drive.
| Modelo | Volkswagen ID.4 2026 |
| Carroceria | SUV médio |
| Motor | Elétrico |
| Chegada | Primavera de 2026 |

Volkswagen ID.3 2026 – Europa
O primeiro carro elétrico desenvolvido do zero pela Volkswagen também passará por mudanças em breve. O ID.3 2026 receberá um novo restyling, que não reformulará totalmente o exterior, mas trará avanços importantes no interior e na tecnologia embarcada. A intenção é mantê-lo competitivo diante da crescente concorrência de elétricos compactos no mercado europeu.
O foco da atualização estará na cabine, que ganhará novos materiais, ergonomia aprimorada e a estreia de uma central multimídia mais moderna, além da introdução de comandos físicos — seguindo a nova linha de design adotada pela marca.
Assim como o ID.4, o compacto elétrico de Wolfsburg aproveitará os recursos mais recentes da plataforma MEB+, que permitirá melhorias nos motores e baterias, bem como a adoção de sistemas de assistência mais avançados (ADAS) e novos recursos de conectividade.
| Modelo | Volkswagen ID.4 2026 |
| Carroceria | Compacto 5 portas |
| Motor | Elétrica |
| Chegada | Meados de 2026 |

Foto de: Motor1 Argentina
Nova geração do Tiguan – Brasil
Ainda que 2025 tenha sido um ano movimentado para a Volkswagen no Brasil, o próximo também promete grandes novidades. A principal delas será a chegada da nova geração do Tiguan, que continuará a ser importado do México.
Já flagrado em testes no país, o SUV médio-grande terá a missão de ocupar o posto de modelo mais refinado da marca por aqui. Para isso, passará a utilizar a base MQB Evo, a mesma do Golf VIII, que garante melhorias em rigidez, conforto e eficiência.
Nesta geração, a Volkswagen unificou a oferta do Tiguan em todos os mercados, encerrando a variante de entre-eixos alongado e sete lugares, até então exclusiva do Brasil e de parte da América do Sul desde o lançamento da segunda geração. Com isso, o modelo volta a focar em cinco ocupantes e em uma proposta mais sofisticada.
Com a confirmação de que todos os próximos Volkswagen a partir de 2026 terão algum tipo de eletrificação no país, é bem provável que vejamos o SUV com propulsor híbrido por aqui. Na Europa, ele já conta com versões híbrida leve e plug-in, ambas equipadas com o motor 1.5 turbo.
Modelos como a nova geração para T-Cross e Nivus, ou ainda a nova picape intermediária, que devem trazer opções de motorização híbrida similares às do T-Roc Europeu, podem acabar ficando para depois de 2026.
| Modelo | Volkswagen Tiguan 2026 |
| Carroceria | SUV médio-grande |
| Motor | Híbrido |
| Chegada | 2026 |
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