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Pela salvação, Alfa Romeo e Maserati unirão forças para novos modelos

Depois de ver as vendas da Maserati despencarem 57% no ano passado, para apenas 11.300 unidades, a Stellantis resolveu agir contra o tempo para que a montadora sobreviva. Recentemente, negou rumores sobre uma possível venda, e agora parece determinada a melhorar seu processo de desenvolvimento, unindo forças com outra montadora que também não anda bem das pernas: a italiana Alfa Romeo.

Quem informou a novidade foi Santo Filici, CEO de ambas as marcas. Em entrevista à revista australiana Drive, o executivo citou que plano de como isso ocorrerá já foi elaborado, mas ainda precisa de aprovação da nova cúpula da Stellantis. O recém-empossado CEO do conglomerado automotivo, Antonio Filosa, irá se encontrar com representantes das duas marcas em 23 de junho para finalizar os detalhes.

Uma fusão entre as duas, entretanto, parece estar fora de questão, já que o CEO declarou anteriormente que as marcas ocupam posições diferentes dentro da Stellantis. A Alfa é “premium”, enquanto a Maserati é “luxo”. Mesmo assim, espera-se que as duas empresas consolidem esforços em outras áreas para reduzir custos, “encontrando sinergias onde for possível”.

“É claro que estamos tocando … [o desenvolvimento de veículos]. É um dos pilares deste plano que vamos fechar. Com certeza, também estamos tocando em outras colunas … significando estrutura [organizacional], significando a nossa rede [de concessionárias] e … considerando nossas fábricas aqui na Itália. Há um grande trabalho a ser feito. Vamos fechar este plano.”

Em relação ao que deu errado na Maserati, o ex-CEO da Stellantis, Carlos Tavares, afirmou que os produtos eram bons, mas o marketing ruim levou a uma falta de posicionamento claro da marca. Recentemente, descobriu-se que o esportivo MC20 elétrico foi cancelado após a empresa perceber que compradores ricos ainda preferem motores de combustão. A próxima geração do Quattroporte, que também substituirá o Ghibli, foi adiada para 2028.

A Alfa Romeo enfrenta seus próprios desafios, já que o lançamento da próxima geração do Stelvio e do Giulia está demorando mais do que o esperado. Inicialmente planejados apenas como elétricos, ambos os modelos também receberão versões com motor de combustão, exigindo engenharia adicional. 

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