Confirmados oficialmente pela Peugeot para setembro, os primeiros modelos híbridos da marca francesa no Brasil já estão sendo transportados para a rede de concessionários em nosso país, importados da Argentina. E o 208 pode ser um dos primeiros a chegar.
Corrobora com isso o flagra de algumas unidades em um caminhão-cegonha visto por @feltzvaldo e postado pelos nossos colegas do @placaverde, no Instagram. O caminhão seguia rumo à cidade de Porto Velho, em Rondônia, já indicando que a francesa planeja ter o hatch eletrificado em toda a sua rede antes de iniciar as vendas oficialmente.
Tanto o hatch 208 quanto o SUV 2008 não devem contar com mudanças estéticas, apenas novos logos na traseira que identificam a motorização eletrificada. No interior, a novidade ficará por conta do novo painel de instrumentos, que exibirá informações do sistema, além da bateria de 12V alocada embaixo do banco do motorista.
33
Fonte: Motor1 Brasil
Utilizando o mesmo propulsor 1.0 T200 da linha Fiat Pulse e Fastback, os novos Peugeot com a tecnologia Bio-Hybrid continuarão a ser feitos na Argentina, com os propulsores sendo levados de Betim (MG) para serem instalados nos carros e enviados para o Brasil. Assim como nos modelos Fiat, a dupla deverá contar com o motor 1.0 turbo flex de três cilindros entregando até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, sendo atrelado a um câmbio automático CVT.
A diferença é que, com o sistema eletrificado, substitui-se o motor de partida e o alternador por um BSG (Belt Starter Generator), um motor elétrico acionado por correia que faz as duas funções e ainda auxilia o motor a combustão em acelerações para reduzir a emissão de poluentes e o consumo. Os carros dotados dessa tecnologia ainda contam com uma bateria de 12V adicional à convencional, mas de íons de lítio, para alimentar o motor elétrico.

Foto de: Stellantis
O posicionamento das novas versões eletrificadas deverá seguir o que já ocorre na Fiat, restringindo-se às configurações mais equipadas de 208 e 2008. Hoje, o hatchback na versão GT T200 é vendido por R$ 128.990, enquanto a mesma versão no SUV é oferecida por R$ 173.990.