A Peugeot apresenta as versões híbridas leves (MHEV) de seus 208 e 2008. Fabricados na Argentina, os dois chegarão às concessionárias brasileiras no dia 11 de setembro como linha 2026. Ao menos inicialmente, o sistema será usado apenas nas configurações topo de linha: 208 GT Hybrid (R$ 127 mil) e 2008 GT Hybrid (R$ 163 mil). O conjunto MHEV representou um aumento de R$ 2 mil no preço dos dois carros. As demais versões continuam puramente a combustão.
O conjunto híbrido leve usado nos Peugeot já é conhecido por aqui — é o mesmo que equipa os Fiat Pulse e Fastback Hybrid desde o fim do ano passado. Trata-se do motor 1.0 turbo flex T200 MHEV, de 125/130 cv, acoplado por uma correia a uma máquina elétrica (BSG) de 4 cv e 2 kgfm. A bateria do sistema é de íon-lítio e 12 volts, instalada sob o banco do motorista. Segundo a Peugeot, o peso total dos carros aumentou em apenas 10 quilos.
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Fonte: Peugeot
A máquina elétrica fornece torque adicional ao motor a combustão em situações de baixa demanda. Também atua como motor de partida e, ainda, como gerador durante as fases de desaceleração e frenagem. Sua integração ao sistema Start & Stop permite que o motor a combustão seja desligado em paradas e religado de forma praticamente instantânea. Além disso, o sistema explora duas formas de regeneração de energia: o e-Braking, que recupera energia cinética durante frenagens, e o e-Coasting, que faz a regeneração durante desacelerações por inércia.
A promessa é de uma redução de até 10% no consumo de combustível no ciclo urbano e de 8% nas emissões de CO₂. Como nos Fiat, o câmbio dos Peugeot é CVT, com sete marchas simuladas.
O gerenciamento e o monitoramento do sistema são mostrados no painel (que também é novidade no 208): o I-Cockpit 3D Hybrid de 10″, que exibe em tempo real o estado de carga da bateria, o fluxo de energia entre motor e gerador, a autonomia e o consumo.

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Fonte: Peugeot
De acordo com a ficha técnica, o consumo (PBEV) do 208 GT na cidade é de 9,1 km/l (etanol) e 13 km/l (gasolina), enquanto na estrada é de 9,6 km/l (etanol) e 13,8 km/l (gasolina). Já no 2008 GT, os dados indicados no ciclo urbano são de 9 km/l (etanol) e 13 km/l (gasolina). No ciclo rodoviário, as marcas são de 9,6 km/l (etanol) e 13,7 km/l (gasolina).
O desempenho não sofreu alterações. O 208 GT acelera de 0 a 100 km/h em 8,6 s e alcança a máxima de 205 km/h (com etanol). Curiosamente, a marca indicada para a aceleração do 2008 GT também é de 8,6 s, mas a máxima cai para 195 km/h (sempre com etanol).
Outras novidades
Aproveitando a chegada do sistema, tanto o 208 GT quanto o 2008 GT passam a oferecer conectividade embarcada com o aplicativo My Peugeot, que permite comandos remotos como travar e destravar as portas, acionar luzes e buzina, além de mostrar informações sobre a “saúde” do carro, mapa de manutenção e agendamento online na concessionária. Há ainda localizador e possibilidade de se fazer atualizações online de software. No forro do teto, próximo ao para-brisa, há um pequeno console com teclas para serviços assistenciais remotos.
O 208 GT híbrido leve, bem como o 208 Allure (que não traz eletrificação), ganhou a mesma central multimídia i-Connect Advanced de 10,3″ que já era usada no 2008, além de atalhos para facilitar o uso da multimídia e um botão físico para o volume do som. Falando nisso, tanto o 208 GT quanto o 2008 GT agora trazem antena tubarão. Outra novidade da linha 208 é a versão de entrada com motor turbo, a Active T200, que tem faróis halógenos e não oferece teto panorâmico, mas traz multimídia de 10,3″ e comandos de som no volante.
Peugeot 208 e 2008 2026: versões e preços
- Faróis LED e soleiras de alumínio.
- Rodas de liga leve 16” acabamento escurecido
- Motor 1.0 Turbo T200 + câmbio CVT.
- Faróis halógenos
- Rodas de liga leve 16”;
- Multimídia Peugeot i-Connect 10,3”, volante multifuncional, retrovisores elétricos e DRL LED.
- Novos itens de série: teto panorâmico, rodas diamantadas 16” e faróis LED.
- Interior premium: bancos em tecido, volante e painel com revestimento sintético.
- Nova multimidia Peugeot i-Connect Advanced 10,3” como item de série
- Painel i-Cockpit 2D
- Teclas piano com ajuste de volume em botão físico;
- Recursos: carregador wireless 15W, Enter n’ Go (keyless), iluminação interior traseira.
- Novo motor T200 híbrido leve.
- Painel i-Cockpit 3D Hybrid 10″ com informações do sistema híbrido.
- Nova Multimídia Peugeot i-Connect Advanced 10,3” + Serviço Conectados My Peugeot.
- Teclas piano com ajuste de volume em botão físico
- Rodas de liga leve de 17”
- Multimídia Peugeot i-Connect 10,3”
- Novo i-Cockpit TFT de 3,5”
- Novos faróis halógenos & DRL em LED “Garras de Leão”
- Freio de estacionamento eletrônico.
- Interior escurecido, bancos em tecido, 4 airbags.
- Câmera traseira + 6 alto-falantes.
- Teto biton em preto, bancos em couro, carregador wireless, chave keyless, câmera 360º e sensor dianteiro de estacionamento.
- Pacote de segurança: alerta de ponto cego.
- Novo motor T200 híbrido leve.
- Visual exclusivo GT: badge, teto biton e solar panorâmico, grade na cor da carroceria, parte inferior do para-choque dianteiro em preto brilhante.
- Interior: bancos, volante e acabamentos com costura verde GT.
- Pacote de segurança completo (6 airbags, alerta de colisão, frenagem automática, assistente de farol alto, reconhecimento de placas, alerta e correção de faixa, detector de fadiga).
- i-Cockpit 3D + multimídia Peugeot i-Connect Advanced 10,3” com My Peugeot.
- ADAS.