Search
Close this search box.
  • Home
  • Indústria
  • Picape elétrica da Ram é tão pesada que precisa de carta de caminhão

Picape elétrica da Ram é tão pesada que precisa de carta de caminhão

Um dos veículos mais aguardados do ano é, sem dúvida, a nova Ram Ramcharger 2025.  A fonte de empolgação vem de seu motor elétrico, que é complementado por motor V6 que funciona unicamente como extensor de autonomia. Embora a picape prometa muita capacidade, ela também é extremamente pesado, com um peso médio de 3.405 kg, segundo o fabricante.

Isso faria com que, no Brasil, a picape demandasse habilitação C de caminhão, uma vez que não teria uma capacidade de carga de somente 95 kg e com certeza passaria das 3,5 toneladas de limite de Peso Bruto Total (PBT) para a habilitação B convencional para carros de passeio.

Também faz da Ramcharger a Ram 1500 mais pesada de todos os tempos. A única versão que provavelmente chega perto é a 1500 REV totalmente elétrica, embora a Ram ainda não tenha divulgado o peso da versão totalmente elétrica. O próximo modelo na escala de peso é a 1500 TRX com motor V8, pesando 3.114 kg.



Foto de: Ram

Debaixo do capô, você encontrará uma bateria de 91,8 kWh que alimenta dois motores elétricos, complementados por um V6 de 3,6 litros, o conhecido Pentastar. Considerando o tanque de combustível de 102 litros, suspensão a ar e todo o resfriamento necessário para o V6 e as baterias e você poderá ver de onde vem todo esse peso. Isso apesar do fato de o motor não ter nenhuma conexão mecânica entre o motor e as rodas; ele existe apenas para atuar como um gerador para carregar a bateria.

Esse peso vem acompanhado de algumas capacidades importantes, pelo menos. A Ram diz que o Ramcharger produz 647 cv de potência e 84,3 kgfm de torque, o suficiente para um tempo de 0 a 100 km/h segundos de apenas 4,5 segundos. A capacidade de reboque é de 6.350 kg, enquanto a capacidade de carga útil na caçamba é de 1.190 kg – ambas mais altas de qualquer Ram 1500. 



Ram Ramcharger 2026

Foto de: Ram

Os leitores atentos perceberão que esses números de potência são um pouco menores do que a Ram estimou quando o conceito da picape foi revelado pela primeira vez em 2023. A potência foi reduzida para garantir que o Ramcharger pudesse atingir autonomia de até 1.110 km, de acordo com a marca. Esse alcance é calculado usando a bateria e todo o combustível a bordo. 

A Ram ainda não revelou a parte mais importante do quebra-cabeça do Ramcharger: o preço. Os rumores sugerem que ele poderia começar na faixa de US$ 60.000 (R$ 346.791), o que o tornaria altamente atraente para uma ampla gama de compradores. Espera-se que as entregas comecem no segundo semestre de 2025, portanto, não teremos que esperar muito para descobrir.

VEJA EM NOSSO YOUTUBE

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Triumph revela a nova Trident 800; Street Triple 765 R sairá de linha

A Triumph fez o que muitos já esperavam: apresentou um novo e mais potente membro…

Quais foram os carros mais vendidos do Brasil em outubro de 2025?

Após iniciar sua carreira comercial no Brasil de maneira discreta, o Volkswagen Tera enfim mostrou…

há 7 anos, VW já queria uma rival para Toro com a Tarok

Até 2016, quem buscava uma picape estava quase refém de dois segmentos: as compactas, com…