É oficial: a Ram não lançará mais sua picape fullsize elétrica. O anúncio não chega a surpreender, já que a montadora, assim como outras marcas do braço americano da Stellantis, tem voltado atrás na transição energética e apostado mais na “tradição”.
O modelo em questão era o 1500 REV, apresentado no Salão de Nova York de 2023 como rival de Chevrolet Silverado EV e Ford F-150 Lightning. Inicialmente previsto para 2024, o lançamento já havia sido adiado para 2026.
18
Em comunicado divulgado nesta manhã, a Ram afirmou que “interromperá o desenvolvimento” da versão totalmente elétrica. Ainda assim, a marca manterá opções eletrificadas, como a 1500 com extensor de autonomia, antes chamada Ramcharger, que também passa a adotar o nome REV.
A declaração dizia:
“Como a demanda por picapes elétricas diminuiu na América do Norte, a Stellantis está reavaliando sua estratégia de produto e interromperá o desenvolvimento de uma picape BEV de tamanho normal”.

16
Enquanto revê seus planos, a Ram trouxe de volta o motor Hemi V8 na linha 1500. O novo CEO, Tim Kuniskis, admitiu que foi um erro aposentar o propulsor preferido pelos fãs. “Fizemos besteira”, disse aos jornalistas. O retorno do V8 já se mostrou um sucesso entre os compradores.
A decisão coloca a Ram ao lado de outras montadoras que vêm reduzindo suas ambições no segmento de elétricos. A Audi teria cancelado o RS6 EV, a Honda desistiu de um SUV de grande porte e até a Lamborghini estaria reconsiderando seu aguardado programa de eletrificação.