A alemã Mercedes-Benz vem trabalhando em uma série de soluções para tentar reduzir desperdícios e tornar seus carros mais sustentáveis ao longo de todo o ciclo de vida. Uma das mais curiosas envolve algo simples e quase esquecido na indústria atual: parafusos. A marca alemã confirmou que passará a utilizá-los para tornar os faróis reparáveis, evitando a troca completa do conjunto em caso de danos.
A iniciativa da Mercedes-Benz faz parte da chamada “Missão X”, um programa interno voltado à circularidade e ao reaproveitamento de materiais. Hoje, faróis modernos são montados com cola para unir lente, moldura, carcaça e componentes eletrônicos, o que impede reparos pontuais.
No futuro, esses elementos passarão a ser fixados por parafusos nas peças usadas em carros da Mercedes-Benz, permitindo a substituição apenas da parte danificada. Sim, tal qual seu carro dos anos 80. Na prática, isso pode reduzir significativamente o desperdício e os custos de manutenção.
Um simples impacto de pedra que danifique a lente, por exemplo, deixará de exigir a troca completa do farol. Bastará remover a peça afetada em um carro da Mercedes-Benz e instalar uma nova, prolongando a vida útil do conjunto e facilitando o processo de reciclagem.
Foto de: Mercedes-Benz
O tema não é irrelevante. Quem já precisou substituir um farol moderno sabe que unidades com tecnologia LED adaptativa podem custar valores elevados, ainda mais nos modelos da Mercedes-Benz. Além do impacto financeiro para o consumidor, a substituição completa de componentes ainda funcionais aumenta a emissão de poluentes ao longo da cadeia produtiva.
Mas a estratégia da Mercedes-Benz vai além dos faróis. A marca revelou que já consegue reutilizar poliamida reforçada com fibra de vidro proveniente de airbags reciclados para fabricar suportes de motor e carcaças de válvulas. Plásticos de veículos descartados também podem ser reaproveitados no revestimento da parte inferior da carroceria de novos modelos.

Foto de: Mercedes-Benz
Outra frente em estudo pela Mercedes-Benz envolve materiais tradicionalmente vistos com resistência pelo público. Pesquisas internas indicam que plástico reciclado de pneus usados pode servir de base para couro artificial. Segundo a fabricante, a combinação desse material com proteínas de origem biológica resulta em um composto que se assemelha ao couro natural em estrutura e composição, com maior resistência à tração e melhor desempenho em temperaturas extremas.
A Mercedes-Benz também identificou formas de usar fibras de pneus descartados em amortecedores de vibração, enquanto o PET reciclado pode reduzir em até 40% o peso de componentes como porta-objetos das portas. Há ainda estudos em andamento para o uso de pastilhas de freio recicladas, compostas por cerca de 40% de material reaproveitado de peças antigas.

Foto de: Mercedes-Benz
Segundo a marca, o objetivo dessas iniciativas é reduzir emissões ao priorizar o uso de matérias-primas secundárias. Embora o debate ambiental muitas vezes se concentre apenas no escapamento, a Mercedes-Benz lembra que o impacto de um carro começa muito antes do primeiro quilômetro rodado. Tornar peças mais fáceis de reparar é apenas um dos caminhos para uma indústria automotiva mais sustentável.
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