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Por que a nova picape média da Ram pode mudar o mercado nos EUA?

Para os Estados Unidos, a Dodge/Ram Dakota deixou de ser produzida em 2011. Desde então, o segmento de picapes médias ganhou popularidade naquele país, mas a Stellantis ficou de fora. Finalmente, porém, a Ram está trabalhando em uma nova picape média e, como parte de um investimento de US$ 13 bilhões nos EUA, a montadora confirmou que a picape começaria a ser produzida em 2028. Antes tarde do que nunca.

A Stellantis confirmou que construirá a picape média em sua fábrica de Toledo, Ohio, onde atualmente fabrica o Jeep Wrangler e o Gladiator. Isso parece confirmar que a nova picape terá carroceria sobre chassi, e não uma monobloco, como a Honda Ridgeline ou Hyundai Santa Cruz. A Ram está indo atrás do coração do segmento – Ford Ranger, Chevrolet Colorado/GMC Canyon e Toyota Tacoma. 

A montadora planejou inicialmente fabricar essa picape na fábrica de Belvidere, Illinois, recentemente fechada. Em vez disso, a Stellantis reabrirá a fábrica em 2027 para construir os novos Jeep Cherokee e Compass, o último dos quais não foi inicialmente confirmado para os Estados Unidos. A Stellantis também anunciou que construirá um novo SUV grande de combustão interna e EV com alcance estendido em Warren, Michigan, e que começará a construir um novo Durango em Detroit em 2029.

“Esse investimento nos EUA – o maior da história da empresa – impulsionará nosso crescimento, fortalecerá nossa pegada de fabricação e trará mais empregos americanos para os estados que chamamos de lar”, disse o CEO da Stellantis, Antonio Filosa, em um comunicado. “Ao iniciarmos nossos próximos 100 anos, estamos colocando o cliente no centro de nossa estratégia, expandindo nossas ofertas de veículos e dando a eles a liberdade de escolher os produtos que desejam e amam.”



Ram Dakota 2026: fotos oficiais

A Dakota brasileira não será a picape para os EUA

Foto de: Ram

Tudo isso faz parte do plano de Filosa para desfazer anos de erros na Stellantis. Sob o comando de seu antecessor, Carlos Tavares, a Stellantis cancelou os modelos V8 preferidos dos clientes, lançou veículos elétricos sem brilho e fracassou ao levar a Jeep para o mercado superior. Aparentemente, ele está fazendo todos os movimentos certos, e a reintrodução da Ram 1500 V8 e a chegada do Cherokee e do Compass são passos grandes e imediatos.

Mas o fato de que a picape de tamanho médio não será lançada até 2028 e o novo Durango está ainda mais distante mostra o quanto essa empresa está atrasada. É um longo caminho pela frente. Enquanto isso, o Brasil terá uma Dakota, mas baseada na Fiat Titano, um projeto chinês. 

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