Desde sua fundação, em 1989, a Lexus tem atuado como a marca de luxo da Toyota, posicionada para enfrentar empresas como BMW, Mercedes e Audi. A estratégia funcionou bem por 36 anos, ainda que com participação tímida no Brasil. No ano passado, teve um pico de vendas de 851.214 unidades em todo o mundo. No entanto, a Toyota agora está mudando a hierarquia de sua marca, transformando a Century em uma entidade autônoma posicionada acima da Lexus.
Os rumores na mídia japonesa sobre a Century se tornar uma marca independente foram confirmados esta semana pela Toyota. O presidente Akio Toyoda revelou que foi sua ideia propor uma marca “acima da Lexus”, acreditando que a Century deveria existir em um ‘outro nível’. Ele admitiu que não ficou muito satisfeito ao ver o sedã e o SUV Century exibidos no estande da Toyota durante o Japan Mobility Show de 2024.
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Embora seja a mais nova marca sob o guarda-chuva da Toyota, a Century é anterior à Lexus em décadas. O nome foi introduzido em 1967 em um sedã e, desde então, passou por três gerações, sendo a segunda a única da história da Toyota movida por um motor V-12. Com poucas exceções, o sedã permaneceu exclusivo do Japão. Em 2023, a linha foi ampliada com um SUV que marcou o início das ambições globais da Century, começando com a entrada no mercado chinês.
Olhando para o futuro, a Century operará de forma independente para “assumir o mercado de alto padrão como o topo do topo, um de um”, de acordo com Simon Humphreys, Chief Branding Officer da Toyota. Um cupê imponente será a ponta de lança do novo status da Century dentro do império Toyota, sob a bandeira: “One of One. Um neste mundo, deste país”.

Posicionamento das marcas Toyota
Foto de: Toyota
Está claro que a Century se concentrará em modelos de alto preço e volume ultrabaixo – presumivelmente o que a Rolls-Royce é para a BMW ou a Bentley é para a Audi e a Volkswagen. O imponente cupê que será lançado no final deste mês no Japan Mobility Show de 2025 sugere veículos muito mais extravagantes do que qualquer outro que use o emblema da Lexus.
E como ficará a Lexus?
A Lexus também está se preparando para grandes mudanças. O conceito de minivan elétrica, de seis rodas e três fileiras, sugere que a Toyota prevê uma nova e ousada direção para sua marca de luxo de longa data. Akio Toyoda diz que o nome LS não significa mais “Sedã de luxo” (Luxury Sedan), mas “Espaço de luxo” (Luxury Space), refletindo a filosofia em evolução da marca. Ele está confiante de que o incomum veículo de transporte de pessoas chegará à produção, embora tenha reconhecido que será um “enorme desafio”.
Ele advertiu que o LS radical de três eixos só seguirá em frente se atender aos padrões da Lexus de “silêncio, conforto e capacidade de dirigir em qualquer estrada”. Acrescentou ainda que a Lexus “será mais livre para agir” daqui para frente, dando a entender que a marca de luxo global explorará novas ideias sem “copiar ninguém”.

Teaser do conceito Lexus LS
Foto de: Lexus
A minivan LS é descrita como “uma nova forma de carro de luxo para o futuro”, que faz com que os ocupantes “pareçam legais ao entrar e sair”. Enquanto isso, o tradicional sedã LS, que lançou as bases da marca no final da década de 1980, será descontinuado após a Heritage Edition de 2026.
Esses detalhes vieram à tona durante uma transmissão ao vivo antes do Japan Mobility Show de 2025, onde a Toyota apresentará vários novos modelos, incluindo um conceito de Corolla elétrico. No entanto, o tão esperado supercarro não aparecerá lá. Em vez disso, ele está programado para estrear on-line em 5 de dezembro, antes de fazer sua estreia pública em janeiro de 2026 no Salão do Automóvel de Tóquio.
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