Depois de uma carreira de 11 anos, a história do Jeep Renegade chega ao fim na Europa. A produção do pequeno SUV foi descontinuada, seguindo assim seu “primo” Fiat 500X, baseado na mesma plataforma e também montado na fábrica de Melfi (ITA).
A marca perde, assim, um modelo que fez sua fortuna no Velho Continente, graças às dimensões compactas, a um estilo capaz de impressionar e a uma gama de motores – pelo menos no início – rica e variada. No entanto, a produção do Jeep Renegade segue firme e forte no Brasil e é esperada a chegada de uma nova geração para cá por volta de 2027. Com a chegada do menor Jeep Avenger prevista para o ano que vem, o Renegade precisará se reformular para o nosso mercado.
8
SUV de outro mundo
O Jeep Renegade não era um Jeep comum. Não por causa de seu tamanho ou da presença de versões com tração dianteira. Ele tem a distinção de ser o primeiro carro da marca a ser produzido fora dos Estados Unidos. Em Melfi, Basilicata (ITA). Um ícone da então FCA, com apenas 4,24 metros de comprimento e perfeito para o público europeu, ávido por SUVs, mas com a necessidade de não exagerar nas dimensões.
Formas quadradas, típicas do mundo off-road, interiores ricos e motores a gasolina, diesel e depois eletrificados para agradar a diferentes tipos de motoristas. Até mesmo aqueles que não queriam tração nas quatro rodas: o Jeep Renegade, na verdade, também estava disponível apenas com tração dianteira. Um SUV urbano, mas pronto para ir além do asfalto.


Jeep Renegade, os interiores
O Avenger será o suficiente?
Agora que o Renegade finalmente se despediu, o peso de um segmento tão importante como o dos SUVs pequenos ficará apenas sobre os ombros do Avenger, muito menor (4,08 metros de comprimento) e disponível com trem de força híbrido ou elétrico. Um modelo de sucesso – 200.000 pedidos na Europa entre janeiro de 2023 e julho de 2025 – que, por alguns anos, pode continuar sendo a única opção possível para quem deseja um Jeep pequeno.

Um sucessor para o Renegade, na verdade, não está planejado para o mercado europeu por enquanto e alguns rumores falam de um novo modelo com dimensões semelhantes que chegará em 2027 e será baseado na plataforma STLA Small, mas não há confirmação disso. Depois do Avenger, a próxima oferta da Jeep na Europa já é o médio Compass.
Queremos a sua opinião!
O que você gostaria de ver no Motor1.com?
Responda à nossa pesquisa de 3 minutos.
– Equipe do Motor1.com