Search
Close this search box.

Por que o Volkswagen Touareg vai parar de ser vendido?

Acabou. Depois de mais de duas décadas, a primeira aventura da Volkswagen entre os SUVs de luxo dará seu adeus do mercado. Ao todo, foram cerca de 1,2 milhão de unidades desde sua estreia, em 2002, e, para não deixar o momento passar em branco, a alemã preparou uma série especial para se despedir do modelo.

Lançado em 2002 como ano-modelo 2003, o SUV nasceu de um projeto ambicioso que uniu Volkswagen, Audi e Porsche e resultou também nos luxuosos Q7 e Cayenne. Desde o início, o objetivo da marca alemã era entrar no segmento premium com força, oferecendo um SUV de luxo sob a insígnia de uma montadora generalista.

Para celebrar o fim da produção, a Volkswagen disponibilizará um pacote opcional de despedida para todas as versões vendidas na Alemanha. Nada muito grandioso — basicamente plaquetas internas com a inscrição “Final Edition” nas soleiras e na lateral do painel. Empolgante, sabemos.

Mas será que é realmente o fim? Uma linha no comunicado à imprensa sugere que o nome Touareg pode voltar no futuro. A empresa especifica que este é o fim do “modelo com motor a combustão do Touareg”, o que deixa espaço para interpretações.



Foto a: Volkswagen

Como ainda não existe um Touareg totalmente elétrico, a VW não precisaria ter feito essa distinção. Até o título do comunicado menciona o “Touareg atual”, insinuando que um sucessor pode estar a caminho. A marca já confirmou que os futuros modelos elétricos combinarão o prefixo “ID.” com nomes tradicionais, como no futuro ID. Polo — e isso reforça a possibilidade de um ID. Touareg no futuro.

Enquanto o SUV luxuoso da VW se despede, seus companheiros de plataforma seguem firmes. A Porsche já confirmou que o Cayenne a combustão seguirá em produção até a década de 2030. A Audi prepara um novo Q7, e a Bentley certamente não vai abrir mão do Bentayga, seu SUV mais lucrativo. A Lamborghini, por sua vez, manterá o Urus vivo, com uma segunda geração híbrida plug-in prevista para 2029.

Modelo foi vendido no Brasil até 2019

No mercado brasileiro, o Touareg teve duas gerações comercializadas, com sua trajetória encerrada oficialmente no início de 2019. A decisão refletiu uma combinação de fatores: queda na procura por modelos de luxo de marcas não-premium, alta do dólar e um posicionamento de preço que o colocava muito próximo de seus irmãos de projeto Audi Q7 e Porsche Cayenne.

Nos Estados Unidos, o modelo já havia saído de cena em 2017, substituído pelo Atlas, um SUV mais espaçoso e acessível que acabou assumindo o posto de principal SUV da Volkswagen na região. Desde então, o Touareg continuou à venda em mercados como Europa, China e Oriente Médio, mas com vendas em queda.

Clique aqui para acessar a Fonte da Notícia

VEJA MAIS

Quais foram os carros mais vendidos da Argentina em outubro?

A Argentina comemorou em outubro o 11º mês consecutivo de crescimento nas vendas de veículos…

Toyota quer ainda mais carros com motor V8, não só esportivos

Contrariando a corrida de outras montadoras pelo downsizing e pela eletrificação total, a japonesa Toyota…

Sob ameaça do VW Tera, Hyundai Creta domina varejo pelo 5º mês seguido

O varejo ficou atrás das vendas diretas pelo 2º mês consecutivo. Dos 247.877 automóveis e…